Formação em contexto: uma construção dialógica para [re]-significar a proposta pedagógica da EMEI Sonho Meu-Cachoeira do Sul/RS
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Data
2020-11-24Primeiro membro da banca
Andrade, Joze Medianeira dos Santos de
Segundo membro da banca
Nunes, Ana Luiza Ruschel
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa foi desenvolvida na linha de Políticas e Gestão da Educação Básica, do Mestrado Profissional que faz parte do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O estudo norteou-se pela seguinte problemática: Como a formação em contexto pode contribuir para o [re]-significar da Proposta Pedagógica da EMEI SONHO MEU, a partir de um processo reflexivo-dialógico? O objetivo geral foi pautado em construir um processo dialógico de formação em contexto no sentido de [re]-significar a Proposta Pedagógica da EMEI Sonho Meu. Como objetivos específicos definiram-se: analisar as Políticas Públicas em nível macro e micro que norteiam a construção da Proposta Pedagógica para a Educação Infantil; compreender o papel do educador na [re]-significação da Proposta Pedagógica; dialogar sobre a práxis educativa no contexto da EMEI Sonho Meu. Os processos metodológicos foram fundamentados numa abordagem qualitativa (MINAYO, 2009: FLICK, 2009), do tipo Pesquisa Formação (JOSSO, 2004, 2007,2010). Para o processo dialógico utilizou-se os Círculos Dialógicos Investigativo-formativos (HENZ, 2015) e a análise dessa dialogicidade, baseou-se na compreensão e interpretação a partir da hermenêutica (GADAMER, 1999: HERMANN, 2002). Ainda para a construção da pesquisa foi feita uma análise documental (GIL, 2002) e a pesquisa do Estado da arte (MORISINI, 2015). Outrossim, o referencial teórico está organizado com base em marcos legais e em autores como (KULHMANN, 1998), (KRAMER, 1997), (OLIVEIRA, 2012, 2002), (NÓVOA, 1995, 2013), (IMBÉRNON,2009), (PADILHA, 2017), (VEIGA, 2013), (FREIRE, 2019) e (OLIVEIRA-FORMOSINHO, 2002,2016). A formação em contexto dos educadores visa o desenvolvimento profissional, principalmente no diálogo com seus pares relacionado às experiências do cotidiano, refletindo a sua prática num movimento de construção, desconstrução e reconstrução de novos saberes. Nessa seara, a proposta de formação dialógica no contexto da escola foi de suma importância para a conscientização e auto(trans)formação das educadoras, pois, ao problematizarem, dialogarem e refletirem sobre a sua prática, foram protagonistas da sua formação, atribuindo significado aos processos formativos e, como consequência, perceberam-se como agentes de transformação e [re]-significação da Proposta Pedagógica da EMEI Sonho Meu. Nesse sentido, cabe destacar, que o produto deste estudo é a Proposta de formação dialógica em contexto na EMEI Sonho Meu, que oportunizou a reflexão da práxis educativa para [re]-significar a Proposta Pedagógica da escola e os processos auto(trans)formativos com professoras, monitoras, gestoras e funcionárias.
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