Navegação por área do CNPQ "700800000006"
Itens para a visualização no momento 201-220 of 4127
-
Um estudo sobre o distanciamento entre teoria e prática relativo à gestão educacional e o papel dos agentes da educação nessa aproximação: limites e possibiliddades
(2012-12-07)A presente pesquisa objetivou o estudo sobre o distanciamento entre a teoria e a prática relativo à gestão educacional e como os agentes educacionais podem contribuir de forma a diminuir essa distância. Para isso, ... -
Autismo e Educação Infantil: algumas tessituras a partir de pareceres pedagógicos
(2018-12-11)Este trabalho de conclusão de curso busca pesquisar a grande importância para a educação, por tratar de questões que envolvem a inclusão das crianças com autismo no contexto escolar, evidenciando uma reflexão sobre as ... -
A utilização de recursos educacionais abertos no aprendizado de língua inglesa para o ensino fundamental II
(2017-10-27)Atualmente, a presença de tecnologias é constante no nosso dia a dia. Por conta disso, os professores precisaram adaptar as práticas de ensino para incluí-las em suas aulas, já que servem como aliadas no ensino-aprendizagem, ... -
A aprendizagem da docência nos cursos técnicos de ensino médio integrado
(2014-04-23)Esta tese insere-se na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e tem como foco a aprendizagem da ... -
Construindo projetos, arquitetando ideias, analisando dados: a reforma curricular do curso de Licenciatura em Artes Visuais-2004/UFSM
(2010-03-26)A pesquisa aqui abordada procurou estabelecer um vínculo com a formação inicial, temática a qual vem sendo pensada por mim desde o curso de Graduação. Neste momento, no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM, na ... -
Desafios da gestão em escolas de tempo integral no município de Santa Maria/RS
(2021-12-09)Esta monografia do Curso de Especialização em Gestão Educacional, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), aborda a temática da gestão ... -
Ritmos curriculares: tempos e espaços de escolas de tempo integral do município de Santa Maria/RS
(2022-08-29)O presente trabalho do Curso de Mestrado em Educação do Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Linha de Pesquisa 2 (LP2): Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas ... -
Burnout docente no trabalho com a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais
(2004-06-30)Este estudo insere-se na linha de Pesquisa de Formação de professores do Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado da Universidade Federal de Santa Maria UFSM. Busca identificar a presença do fenômeno social ... -
O lugar da pré-escola na escola de ensino fundamental
(2016-09-23)O presente trabalho decorre de uma monografia realizada junto ao curso de Especialização em Docência na Educação Infantil oferecido pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em parceria com a Universidade Regional ... -
Curtir, compartilhar, aprender e ensinar: possibilidades de uso do facebook como ambiente de ensino-aprendizagem no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)
(2018-08-07)Em uma época em que o acesso a informação não está restrito a ambientes escolares, surgem novas formas de ensino-aprendizagem. O conjunto de informação, conhecimento, economia e cultura forma a chamada sociedade em rede ... -
A utilização das tecnologias na educação infantil de Nova Palma
(2017-10-20)Este trabalho busca analisar a utilização e os benefícios das mídias na Educação Infantil da Escola Municipal de Educação Infantil Aquarela, do município de Nova Palma. Para a realização deste estudo utilizou-se de um ... -
O professor substituto: repercussões na formação inicial docente um estudo de caso
(2010-04-15)A origem deste estudo de caso advém de minha trajetória como substituto no curso de Letras Espanhol da UFSM. Objetivei pesquisar as representações feitas por graduados do referido curso sobre os professores substitutos que ... -
Sistema de avaliação da educação básica: limites e possibilidades na gestão democrática
(2010-12-22)Considerando a crescente valorização das avaliações da educação básica, cabe refletir de que forma a gestão democrática na educação pode ser efetivamente democrática, quando usa como instrumento uma avaliação classificatória. ... -
Ferramentas informacionais educativas: o uso do blog como tecnologia educacional
(2018-12-21)Quando falamos em educação, não podemos deixar de abordar as novas tecnologias de informação e comunicação. E dentre as ferramentas que fazem parte das técnicas de modernização do ensino, encontram-se as de comunicação ... -
Gênese e desenvolvimento dos saberes pedagógico-tecnológicos na docência em Arquivologia (UFSM) frente à convergência digital
(2015-06-29)Esta investigação científica, realizada no contexto da Linha de Pesquisa Formação, saberes e desenvolvimento profissional , do Curso de Doutorado em Educação do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal ... -
Entre o presencial e o virtual: movimentos em direção a novos saberes da docência superior
(2013-03-25)Este estudo, realizado no contexto da Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) tem por objetivo geral ... -
Progressão continuada e trabalho pedagógico: enfrentamentos e desafios na alfabetização inicial
(2018-12-21)Este estudo teve como objetivo compreender as implicações da progressão continuada na organização do trabalho pedagógico no ciclo de alfabetização. Para isso, elencamos como objetivos específicos: identificar os desafios ... -
O ensino remoto emergencial na educação superior: o REDE na Universidade Federal de Santa Maria
(2022-02-04)Esta pesquisa insere-se na linha de pesquisa (LP-1) - Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria/RS (UFSM). Objetivamos compreender ... -
Política de avaliação da Capes e a gestão de um programa de pós-graduação profissional da UFSM
(2022-01-10)Esta dissertação é decorrente de estudos e pesquisas desenvolvidos na Linha de Pesquisa – LP2, relacionada às Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces, do Curso de Mestrado em Educação, do ... -
Mídias como ferramenta de visibilidade étnica: a difícil tarefa de reconhecimento e pertença de grupos afro-brasileiros no município de São Borja
(2017-10-20)Este artigo discute como as mídias utilizadas na educação podem contribuir para o reconhecimento da pertença na cultura afro-brasileira no município de São Borja no interior do Rio Grande do Sul, município e estado que ...