A utilização de recursos educacionais abertos no aprendizado de língua inglesa para o ensino fundamental II
Resumo
Atualmente, a presença de tecnologias é constante no nosso dia a dia. Por conta disso, os professores precisaram adaptar as práticas de ensino para incluí-las em suas aulas, já que servem como aliadas no ensino-aprendizagem, visto que o lúdico é atraente para os alunos. Portanto, este trabalho busca identificar atividades para o ensino de língua inglesa, disponíveis em bancos de recursos educacionais abertos (REA). Nesse sentido, foi feito um levantamento das atividades disponíveis no Banco Internacional de Objetos Educacionais, e também atividades que trazem recursos lúdicos concernentes ao aprendizado de LI, disponíveis para utilização como REA, no sítio British Council Learn English. A partir desse levantamento, os objetos foram classificados quanto ao nível das atividades e jogos, e quanto às habilidades prioritariamente exploradas (compreensão oral, produção oral, compreensão escrita e produção escrita). A pesquisa ao Banco Internacional de Objetos Educacionais demonstrou resultados insatisfatórios visto que a grande maioria das atividades estava indisponível, por problemas de erro no acesso devido ao link estar quebrado. Quanto à pesquisa no sítio do British Council Learn English, foram considerados 12 jogos, disponíveis e gratuitos, para fins de análise. Com relação ao nível, 66,66% são classificados como nível básico, 41,66% nível intermediário e 16,66% nível avançado. Considerando as habilidades de compreensão oral, produção oral, compreensão escrita e produção escrita, destaca-se um grande foco na compreensão escrita, com 75% dos jogos explorando esta habilidade e 25% exploravam compreensão oral. As habilidades de produção oral e escrita não foram encontradas dentre as atividades.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: