Navegação por área do CNPQ "700800000006"
Itens para a visualização no momento 41-60 of 4127
-
Pacto nacional pela alfabetização na idade certa da formação continuada ao desafio da alfabetização matemática
(2015-11-28)A presente pesquisa teve por finalidade conhecer as contribuições da formação continuada oferecida pelo PNAIC para a alfabetização matemática de alunos do ciclo de alfabetização em uma escola municipal de Agudo/RS. A ... -
Inflação sob a perspectiva da educação financeira escolar nos anos finais do ensino fundamental
(2018-10-23)A Educação Financeira Escolar é um conjunto de estratégias e ações desenvolvidas dentro do ambiente escolar com o objetivo de convidar o aluno a refletir a partir de um pensamento matemático e multidisciplinar sobre ... -
Os movimentos dos cursos técnicos subsequentes sobre os sentidos do trabalho: a (des)alienação dos trabalhadores-estudantes
(2019-08-16)Este estudo situa-se na área de pesquisa “Trabalho e Educação”, vinculada à Linha de Pesquisa “Políticas e Gestão em Educação Profissional e Tecnológica” do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica ... -
Desenvolvimento psíquico e orientação de estágio supervisionado de ensino: um estudo sob a perspectiva da teoria histórico-cultural
(2022-12-15)A partir do referencial teórico da Teoria Histórico-Cultural, especificamente da Teoria da Atividade de Leontiev e Davidov, apresentamos os resultados de uma pesquisa-ação no contexto do estágio supervisionado de ensino. ... -
Educação ambiental na educação infantil : aprendendo sobre os ecossistemas no Centro de Educação Infantil Odorico Fortunato - Joinville/Santa Catarina
(2011-07-29)Este trabalho teve como principal objetivo promover a educação ambiental na educação infantil, sensibilizando e conscientizando as crianças sobre os problemas ambientais locais e sobre o fato de que estes acontecem em ... -
A significação do ensino de ciências da natureza nos anos iniciais: contribuições do espaço formativo compartilhado para a formação de professores
(2021-02-10)Esta tese de Doutorado, vinculada à linha de pesquisa ―Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional‖ do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), pesquisou aspectos relacionados ... -
Desafios da gestão escolar
(2012-11-30)O presente trabalho objetiva analisar os desafios que os gestores enfrentam no processo de Gestão Democrática do Ensino. Estes desafios foram compreendidos através da função social da escola, das atribuições dos gestores ... -
O advento da escrita em alunos com autismo: um olhar sobre as práticas escolares
(2019-08-20)Essa pesquisa teve como objetivo principal identificar que práticas escolares são desenvolvidas pelos professores, visando o advento da escrita por alunos com autismo. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, ... -
Grupo de pais: um dispositivo potencializador da escolarização de alunos com autismo
(2022-02-08)Esta pesquisa tem como objetivo principal identificar as principais demandas dos pais em relação ao desenvolvimento e escolarização dos filhos com autismo. Essa temática se justifica por ser uma demanda institucional do ... -
Padrões de competência em TIC para professores
(2021)Este estudo, vinculado à linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede e do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação, da Universidade ... -
Quando em dois somos muitos: histórias de vida dialogadas e a atuação do professor de música na educação básica
(2016-07-29)Esta dissertação é resultado de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo compreender como a formação musical de um professor de música incide em suas práticas docentes na educação básica. Tal pesquisa foi delineada ... -
Biografia músico-educativa: produção de sentidos em meio à teia da vida
(2019-01-15)A pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), à Linha de Pesquisa Educação e Artes (LP4) e ao Grupo de Pesquisas NarraMus – Autonarrativas de Práticas ... -
Trajetórias escolares de estudantes surdos e seusefeitos nos processos inclusivos no ensino superior
(2018-07-16)Este trabalho tem o objetivo de compreender quais os efeitos das trajetórias escolares de estudantes surdos no contexto do Ensino Superior, no caso deste estudo, na Universidade Federal de Santa Maria. Para isso, foi ... -
As TICs aliadas ao processo de letramento escolar: uma análise das oficinas do programa "Mais Educação"
(2014-12-19)Este trabalho trata de um estudo de caso realizado em escolas públicas do município de São Gabriel – Rio Grande do Sul, com o objetivo de refletir sobre as TICs aliadas ao processo de letramento escolar, utilização de ... -
Aplicação de um objeto de aprendizagem “histórias fantásticas” como ferramenta na produção de textos no ensino fundamental na Escola Carlota Vieira da Cunha
(2012-11-24)Este artigo visa descrever um estudo realizado com uma turma de 5º ano do ensino fundamental, com o objetivo principal de verificar a contribuição do uso de objetos de aprendizagem como ferramenta na produção textual em ... -
Sugestões ecológicas em busca de cozinhas sustentáveis
(2018-11-23)Em todos os tipos de cozinha acontece a manipulação dos alimentos, atividade que pode interligar e pôr em prática as diversas ações ecológicas de Educação Ambiental. Um restaurante, não se trata apenas de uma atividade ... -
A comunicação casa escola no contexto da inclusão de pessoas com TEA
(2016-03-22)O trabalho investiga como ocorre a comunicação entre escola e família no contexto do TEA. Desta forma apresenta uma breve revisão de literatura sobre a inclusão educacional escolar, com destaque para os aspectos históricos, ... -
Ensaios (auto) biográficos: passos e traços do cenário de uma professora em formação
(2021-07-05)O presente Trabalho de Conclusão de Curso se caracteriza pela produção de uma narrativa autobiográfica pela qual me proponho a descrever elementos de minha história de vida. Dirigindo o foco sobre o meu próprio processo ... -
Literatura Infantojuvenil
(2021)A literatura infantil (e a infantojuvenil) é, para futuros professores e professoras (sejam do curso de Letras, sejam do curso de Pedagogia), um vasto, inesgotável e importante campo de estudos e fonte de material para o ... -
Gestor educacional: mediador da inclusão
(2011-09-17)Este trabalho de conclusão de curso apresenta como tema a inclusão. O problema investigado foi à experiência de atendimento em classe multisseriada ofertado aos alunos com necessidade especial da rede municipal de ensino ...