Navegação por área do CNPQ "700800000006"
Itens para a visualização no momento 721-740 of 4139
-
O uso da internet nos anos finais do ensino fundamental: implicações na gestão da prática pedagógica na Escola Estadual de Educação Básica Augusto Ruschi
(2014-12-19)Esta pesquisa pretende verificar e compreender quais são as implicações do uso da internet na gestão da prática pedagógica dos professores dos anos finais do ensino fundamental da Escola Estadual de Educação Básica Augusto ... -
Os conselhos escolares no município de Sapucaia do Sul (RS) como proposta de gestão democrática
(2011-01-14)O trabalho de monografia se caracteriza como um estudo qualitativo de um fenômeno social que é o Conselho Escolar. Tem como objetivo geral analisar a proposta de gestão democrática prevista na Lei nº 3.226 de 28 de junho ... -
Investigações e ações na educação infantil: reorganizando a ação pedagógica
(2004-03-03)Este trabalho descreve e analisa um processo colaborativo e reflexivo de investigação das práticas educativas na educação infantil. As interações relatadas nessa dissertação realizam-se no Centro Educacional Infantil ... -
Limites e possibilidades da educação musical inclusiva: as práticas de percussão para crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista
(2022-02-18)Versa-se, com este trabalho, sobre os limites e as possibilidades da Educação Musical Inclusiva, considerando as práticas de percussão para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A problemática ... -
Uma experiência na educação infantil: as diferentes linguagens da criança
(2016-09-09)Este trabalho visa apresentar uma experiência de pesquisa ação a qual objetivou desenvolver uma proposta pedagógica que potencialize o desenvolvimento das múltiplas linguagens de uma turma de Pré-escola da Escola Municipal ... -
A visibilidade das infâncias na escola: agenda de acolhimento em contextos de vulnerabilidade social
(2023-02-08)Este estudo dissertativo vincula-se ao Curso de Mestrado Profissional, do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, a Linha de Pesquisa LP2 Gestão Pedagógica e Contextos Educativos. Aborda a ... -
A educação midiática e as tecnologias na escola
(2020-10-01)No contexto atual da nossa sociedade as tecnologias de informação e comunicação (TICs) vêm mudando a vida de quase todos. As TICs vêm se mostrando cada vez mais necessárias, ainda mais por estarmos passando por uma ... -
Crianças índigo e com altas habilidades/superdotação: aproximações e distanciamentos no contexto educativo
(2013-04-16)O contexto educacional, mais precisamente o escolar, tem sido palco de diversas discussões, tanto no que concerne às metodologias de trabalho, didática e políticas públicas, quanto em relação aos sujeitos que compõem tal ... -
Programa de desenvolvimento sócio-ambiental Reviva - IJUÍ/RS: um diagnóstico das limitações e contribuições na construção de políticas públicas de reciclagem
(2011-08-29)O desenvolvimento sócio-ambiental de uma região é uma das premissas para que a sociedade consiga viver em harmonia com a natureza sem agredi-la ou degradá-la de forma irreversível. A presente monografia tem como objetivo ... -
Políticas públicas e o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no sistema municipal de ensino de São Borja/RS
(2007-10-22)Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada em nível de especialização, em “Educação Especial – Déficit Cognitivo e Educação de Surdos”. Os objetivos deste artigo tratam de verificar as políticas públicas de ... -
Resíduo rural e educação ambiental: o caso do distrito de Caneleira no município de Tupanciretã/RS
(2016-07-21)O meio rural sofreu grandes transformações ao longo dos anos, como é o caso da produção de resíduos e o seu descarte adequado. O manejo com estes materiais necessita de grande atenção, uma vez os resíduos descartados ... -
Plano educacional individualizado: implicações no trabalho colaborativo para inclusão de alunos com autismo
(2016-10-04)O Plano Educacional Individualizado (PEI) é descrito como instrumento útil na inclusão de alunos com Necessidade Educacional Especial (NEE) e amplamente difundido em alguns países da Europa e América, como os Estados Unidos. ... -
A prática docente e a disseminação de valores éticos no ensino médio e profissional
(2004-07-20)O trabalho, A Prática docente e a disseminação de valores éticos no ensino médio e profissional vincula-se à Linha de Pesquisa Práticas Educativas nas Instituições do Curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal ... -
Percepção ambiental sobre a escola atual e a idealizada pelos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leduvina da Rosa Rossi na cidade de Santa Maria, RS
(2017-12-22)A educação ambiental (EA) é um tema que possui embasamento em lei para ser trabalhado em todas as escolas a qual precisa ser mencionada como um marco importante da história da educação ambiental no Brasil. A Educação ... -
Gestão democrática e os desdobramentos da(s) política(s) de avaliação da educação básica: sentidos sobre qualidade do ensino
(2012-08-08)Imbricada por políticas públicas educacionais, a gestão, dita democrática, reconfigura-se a partir de um apelo discursivo de qualidade, inscrevendo esta a ideia de medida, em que se observa uma nova dinâmica de gestão da ... -
Formação de sistema educacional: montanha-russa discursiva, fuga de sentidos
(2016-07-01)Os gestos de interpretação, presentes nesta pesquisa, partem da Análise de Discurso da Escola Francesa (AD) como artefato teórico para a produção dos dados. Mediante o objetivo de analisar como a relação entre as políticas ... -
A narração de si-outro: avaliação da aprendizagem e formação permanente de professoras(es) de matemática
(2013-04-05)Essa pesquisa dissertativa configura-se como um processo de investigação- formação, tendo como objetivo: investigar como que, no decorrer de suas trajetórias formativas, professores de matemática foram significando a ... -
Parâmetros para a qualificação da formação permanente de professores que atuam na educação infantil
(2023-02-03)Esta dissertação integra o escopo de produções decorrentes do Curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG), da ... -
O desenho universal para a aprendizagem: uma abordagem no retorno ao ensino presencial durante a pandemia da Covid-19
(2023-03-30)O presente estudo foi realizado no Programa de Políticas Públicas e Gestão Educacional, na Linha de Pesquisa 2 - Gestão das Práticas Pedagógicas e vincula-se às pesquisas produzidas no âmbito do Núcleo de Estudos e ... -
Educação em direitos humanos: um desafio global em uma perspectiva local
(2016-10-14)Educar em Direitos Humanos além de estar entre os princípios e metas da educação no Brasil tem sua obrigatoriedade fixada na legislação, devendo ser inserida nos projetos, planos e materiais de ensino em todos os níveis e ...