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Plano educacional individualizado: implicações no trabalho colaborativo para inclusão de alunos com autismo

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COSTA, DANIEL DA SILVA.pdf (2.067Mb)
Data
2016-10-04
Autor
Costa, Daniel da Silva
Primeiro orientador
Schmidt, Carlo
Primeiro membro da banca
Camargo, Síglia Pimentel Höher
Segundo membro da banca
Souza, Ana Paula Ramos de
Terceiro membro da banca
Pavão, Sílvia Maria de Oliveira
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O Plano Educacional Individualizado (PEI) é descrito como instrumento útil na inclusão de alunos com Necessidade Educacional Especial (NEE) e amplamente difundido em alguns países da Europa e América, como os Estados Unidos. É uma proposta pedagógica compartilhada de ações entre professores, profissionais especializados, gestores e pais, os quais se responsabilizam pela avaliação, implementação e acompanhamento do processo de aprendizagem do aluno. Estas deliberações em conjunto possibilitam um trabalho colaborativo na condução de todo o processo. Os alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem ser especialmente beneficiados pelo PEI, devido seu potencial adaptativo ser coerente com a heterogeneidade da síndrome. O objetivo deste estudo foi descrever o processo de implementação do PEI em uma escola comum do Ensino Fundamental de Santa Maria/RS e verificar sua interferência sobre os níveis de colaboração da equipe de trabalho. Utilizou-se uma metodologia qualitativa, na modalidade de um estudo de caso. Os resultados da pesquisa, pela análise comparativa entre os momentos pré e pós-implementação do PEI, demonstraram alterações de incremento geral no comportamento de cada dimensão e no nível do trabalho colaborativo entre os membros da equipe, estimuladas pela construção conjunta e sistemática de todas as fases do PEI, em um período de quatro meses. Os membros da equipe agregaram compartilhamento de informações, confiança e consciência mais ampla das potencialidades e dificuldades do aluno. O PEI se configurou como um método de trabalho que, por sua natureza colaborativa, aproxima todos os envolvidos na inclusão de alunos com autismo em torno de objetivos comuns.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7287
Coleções
  • Programa de Pós-Graduação em Educação [897]

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