dc.creator | Costa, Daniel da Silva | |
dc.date.accessioned | 2017-01-06 | |
dc.date.available | 2017-01-06 | |
dc.date.issued | 2016-10-04 | |
dc.identifier.citation | COSTA, Daniel da Silva. PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO: IMPLICAÇÕES NO TRABALHO COLABORATIVO PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO. 2016. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7287 | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Inclusão escolar | por |
dc.subject | Autismo | por |
dc.subject | Plano educacional individualizado | por |
dc.subject | Trabalho colaborativo | por |
dc.title | Plano educacional individualizado: implicações no trabalho colaborativo para inclusão de alunos com autismo | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O Plano Educacional Individualizado (PEI) é descrito como instrumento útil na inclusão de alunos com Necessidade Educacional Especial (NEE) e amplamente difundido em alguns países da Europa e América, como os Estados Unidos. É uma proposta pedagógica compartilhada de ações entre professores, profissionais especializados, gestores e pais, os quais se responsabilizam pela avaliação, implementação e acompanhamento do processo de aprendizagem do aluno. Estas deliberações em conjunto possibilitam um trabalho colaborativo na condução de todo o processo. Os alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem ser especialmente beneficiados pelo PEI, devido seu potencial adaptativo ser coerente com a heterogeneidade da síndrome. O objetivo deste estudo foi descrever o processo de implementação do PEI em uma escola comum do Ensino Fundamental de Santa Maria/RS e verificar sua interferência sobre os níveis de colaboração da equipe de trabalho. Utilizou-se uma metodologia qualitativa, na modalidade de um estudo de caso. Os resultados da pesquisa, pela análise comparativa entre os momentos pré e pós-implementação do PEI, demonstraram alterações de incremento geral no comportamento de cada dimensão e no nível do trabalho colaborativo entre os membros da equipe, estimuladas pela construção conjunta e sistemática de todas as fases do PEI, em um período de quatro meses. Os membros da equipe agregaram compartilhamento de informações, confiança e consciência mais ampla das potencialidades e dificuldades do aluno. O PEI se configurou como um método de trabalho que, por sua natureza colaborativa, aproxima todos os envolvidos na inclusão de alunos com autismo em torno de objetivos comuns. | por |
dc.contributor.advisor1 | Schmidt, Carlo | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7185372980306847 | por |
dc.contributor.referee1 | Camargo, Síglia Pimentel Höher | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1925189093877793 | por |
dc.contributor.referee2 | Souza, Ana Paula Ramos de | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798686A3 | por |
dc.contributor.referee3 | Pavão, Sílvia Maria de Oliveira | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6934897603622261 | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |