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Jogo de identidades: a configuração publicitária de anunciantes e consumidores
(2012-04-16)A presente pesquisa propõe-se a examinar de que maneira as marcas configuram a identidade do seu público consumidor via publicidade no contexto contemporâneo. Para tanto, parte da observação das ofertas publicitárias de ... -
Um jogo de luz, câmera e ação: o conselho escolar em pauta
(2014-11-29)A proposta deste estudo é refletir sobre a relação existente entre a escola e a comunidade escolar, tendo o Conselho Escolar como pano de fundo, numa perspectiva de gestão democrática. O estudo tem como objetivo analisar ... -
Jogo de pivô: o ensino esportivo na escola com referência na midiatização do jogo
(2018-10-31)O presente estudo foi formulado a partir das transmissões das finais da Liga Nacional de Futsal de 2017, pelo canal de televisão Sportv, com intuito de identificar, através da descrição e análise das apreciações ... -
Jogo de tabuleiro pandora: uma jornada pelas emoções
(2023-06-16)O presente projeto experimental tem como principal objetivo a criação do protótipo de um jogo de tabuleiro cooperativo, voltado ao autoconhecimento emocional, para um público casual que abrange grupos familiares e de amigos ... -
Jogo de tabuleiro Pandora: uma jornada pelas emoções
(2023-06-16)O presente projeto experimental tem como principal objetivo a criação do protótipo de um jogo de tabuleiro cooperativo, voltado ao autoconhecimento emocional, para um público casual que abrange grupos familiares e de amigos ... -
O jogo de xadrez como ferramenta pedagógica no ensino e aprendizagem de crianças e adolescentes de uma escola de Santa Maria/RS
(2018-02-28)Este trabalho objetiva captar a relevância da inserção de aulas de xadrez no processo de ensino e aprendizagem de crianças e adolescentes de uma escola indígena de Santa Maria/RS. Para isso, foram realizados testes que ... -
Jogo digital "Pedrinho e Pedrita conhecendo o mapa": avaliação por meio do método GameFlow
(2014-07-12)A presente pesquisa teve como objetivo principal avaliar o jogo digital “Pedrinho e Pedrita conhecendo o mapa” por meio do método GameFlow. A avaliação do jogo foi efetivada, à distância, com alunos dos cursos de graduação ... -
O jogo digital como recurso didático na alfabetização cartográfica de alunos surdos e deficientes auditivos em Santa Maria, RS/Brasil
(2019-01-08)As atuais políticas de educação, principalmente aquelas desenvolvidas nos últimos dez anos no Brasil, têm apontado novas perspectivas no ensino com o intuito de acompanhar as mudanças na sociedade, objetivando a aproximação ... -
Jogo digital no ensino de ciências: ferramenta potencializadora para a aprendizagem
(2018-12-21)Este artigo descreve uma pesquisa utilizando jogo digital com o intuito de resgatar o interesse e a motivação dos estudantes pela disciplina de ciências e incentivá-los na construção do conhecimento. O trabalho caracteriza-se ... -
O jogo do osso/tava em um centro de tradições gaúchas no RS
(2016-12-26)Este é um estudo que tem como tema o Jogo do Osso, considerado um Jogo Tradicional pelas suas características. Buscamos compreender o Jogo do Osso dentro de um Centro de Tradições Gaúchas após a sua regulamentação pelo ... -
Jogo educacional digital para apoio ao aprendizado de matemática
(2015-12-10)Este artigo apresenta um protótipo de jogo educacional digital para apoio ao aprendizado da Matemática, destinado para educandos com faixa etária de 6 a 10 anos, explorando como conteúdo específico da Matemática as ... -
O jogo enquanto conteúdo da Educação Física Escolar na abordagem crítico-superadora
(2009)Este estudo visou compreender o jogo enquanto elemento da cultura corporal dentro da abordagem crítico-superadora no que tange o conteúdo jogo desenvolvido na escola básica de forma a contribuir com a prática pedagógica ... -
Um jogo híbrido como estratégia de leitura para a obra clássica Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis
(2023-12-20)Este estudo integra a linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, da Universidade Federal de Santa Maria, do Mestrado Profissional. O ... -
O jogo na aprendizagem da língua materna, 5º ano do ensino fundamental
(2017-06-24)A aprendizagem da língua materna, ou seja, o Português se apresenta como matéria fundamental de alfabetização dentro da escola e deve ser aprendida por todas as crianças, não quer dizer que seja uma tarefa fácil, pois é ... -
O jogo nas obras Homo ludens e os Jogos e os homens
(2019-09-02)Nesse estudo nos propomos a uma compreensão das teorias de jogo elaboradas por Johan Huizinga no livro Homo Ludens e de Roger Caillois no livro Os Jogos e os Homens. Nessa perspectiva, buscamos relaciona-as e traçar ... -
Jogo online na aprendizagem da tabuada
(2013)Este artigo apresenta os resultados obtidos com o uso do jogo online LEMONADE no ensino da tabuada. O jogo foi usado, como forma de motivar e melhorar a eficiência na resolução de cálculos matemáticos, com os alunos do ... -
O jogo que nunca acabou: a permanência do maracanaço no imaginário dos brasileiros e suas reatualizações contemporâneas
(2015-07-07)O presente trabalho tem por finalidade relacionar dois eventos peculiares que marcaram a história do Brasil em relação ao futebol: A Copa de 1950 e a de 2014. Os dois únicos eventos sediados no Brasil foram marcados pela ... -
Jogo sério como ferramenta para o auxílio da educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental
(2023-02-03)Desde do início da organização social humana, o homem vem modificando o planeta de diversas formas, gerando progressos tecnológicos e como consequência podendo surgir problemas ambientais. A educação ambiental é importante ... -
Jogo sério para simulação da técnica de entrevista no levantamento de requisitos de software
(2018-08-29)O levantamento de requisitos é a etapa que viabiliza a definição das restrições e características que o sistema deverá apresentar, no entanto 85% dos fracassos no desenvolvimento de software é proveniente de erros nessa ...