O jogo de xadrez como ferramenta pedagógica no ensino e aprendizagem de crianças e adolescentes de uma escola de Santa Maria/RS
Abstract
Este trabalho objetiva captar a relevância da inserção de aulas de xadrez no processo de ensino e aprendizagem de crianças e adolescentes de uma escola indígena de Santa Maria/RS. Para isso, foram realizados testes que mediram a atenção concentrada e a capacidade de resolução de problemas (Teste de Atenção Concentrada: vetores), (Torre de Londres) antes e após a participação dos alunos no projeto de iniciação ao jogo de xadrez. As pontuações médias obtidas pelos alunos nos, foram avaliadas por meio do Teste t pareado para comparação de duas médias. Os resultados desta estatística apontaram para uma diferença significativa na pontuação dos alunos após participarem das aulas de xadrez em ambos os testes. Dessa forma, confirma-se a influência positiva do jogo de xadrez como ferramenta pedagógica no processo de ensino e aprendizagem, pois, em média, os alunos, comprovadamente, obtiveram avanços no campo cognitivo após as aulas de xadrez.
Collections
- Educação Física Escolar [200]
The following license files are associated with this item: