Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDaronco, Luciane Sanchotene Etchepare
dc.creatorAlbuquerque, Eduardo Ribeiro
dc.date.accessioned2018-05-10T11:07:31Z
dc.date.available2018-05-10T11:07:31Z
dc.date.issued2018-02-28
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13142
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis paper aims to capture the relevance of the insertion of chess lessons in the teaching and learning process of children and adolescents of an indigenous school in Santa Maria / RS. In order to do so, we performed tests that measure concentrated attention and ability to solve problems (Concentrated Attention Test: vectors), (Tower of London) before and after the students' participation in an initiation project to the game of Chess. The average scores obtained by the students in the Concentrated Attention and Tower of London tests, before and after being started in the game of chess, were evaluated through the paired t-test for comparison of two means. The results of this statistic pointed to a significant difference in students' scores after participating in chess classes. In this way, the positive influence of the chess game as a pedagogical tool in the teaching and learning process is confirmed, once, on average, the students have proven to have made advances in the cognitive field after the chess lessons.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectXadrez como ferramenta pedagógicapor
dc.subjectProcesso de ensino e aprendizagempor
dc.subjectTestes neuropsicológicospor
dc.subjectChess as an educational tooleng
dc.subjectNeurosychological testseng
dc.subjectTeaching and learningeng
dc.titleO jogo de xadrez como ferramenta pedagógica no ensino e aprendizagem de crianças e adolescentes de uma escola de Santa Maria/RSpor
dc.title.alternativeThe game of chess as a pedagogical tool in the teaching end learning of children end adolecents the school Santa Maria/RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoEste trabalho objetiva captar a relevância da inserção de aulas de xadrez no processo de ensino e aprendizagem de crianças e adolescentes de uma escola indígena de Santa Maria/RS. Para isso, foram realizados testes que mediram a atenção concentrada e a capacidade de resolução de problemas (Teste de Atenção Concentrada: vetores), (Torre de Londres) antes e após a participação dos alunos no projeto de iniciação ao jogo de xadrez. As pontuações médias obtidas pelos alunos nos, foram avaliadas por meio do Teste t pareado para comparação de duas médias. Os resultados desta estatística apontaram para uma diferença significativa na pontuação dos alunos após participarem das aulas de xadrez em ambos os testes. Dessa forma, confirma-se a influência positiva do jogo de xadrez como ferramenta pedagógica no processo de ensino e aprendizagem, pois, em média, os alunos, comprovadamente, obtiveram avanços no campo cognitivo após as aulas de xadrez.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto