Navegação por título
Itens para a visualização no momento 18991-19010 of 31402
-
Os jogos no processo de aprendizagem dos alunos com déficit intelectual da sala de recursos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Abreu Fialho
(2019-03-09)O presente artigo trata das contribuições que os jogos vêm fazendo na aprendizagem. Os jogos usados como mediadores de ensino, onde os alunos contextualizam seu meio social e seus conhecimentos associados às habilidades ... -
Jogos online como ferramenta de aprendizagem lúdica no processo de alfabetização
(2018-12-20)Este artigo analisa o uso dos jogos online no processo de aprendizagem de crianças do Primeiro Ano do Ensino Fundamental da rede privada. A pesquisa buscou utilizar de jogos de alfabetização como recurso de fixação e ... -
Jogos pedagógicos online para estimular a aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
(2011-10-14)Este artigo discute a importância dos jogos pedagógicos online como recursos didáticos educacionais, visando atender e garantir as necessidades de aprendizagem desta nova geração de alunos. É uma contribuição às práticas ... -
Jogos reduzidos e as ações técnico-táticas de jovens jogadores de futebol
(2018-08-14)Formatos de jogos reduzidos são muito utilizados no futebol, tanto para o treinamento e preparação de atletas de alto rendimento, quanto para a formação e o desenvolvimento de jovens nas categorias de base. No entanto, ... -
Jogos sérios em mundos virtuais: uma abordagem para o ensino-aprendizagem de teste de software
(2012-04-04)Este trabalho apresenta uma abordagem de aprendizagem baseada em jogos utilizando o jogo sério denominado Jogo da Equipe de Teste de Software (JETS), que é um jogo em três dimensões, multiplayer e foi desenvolvido no ... -
Jogos sérios para reabilitação de movimentos finos utilizando interfaces naturais
(2017-05-11)A doença de Parkinson é uma das desordens neurodegenerativas mais comuns no mundo e tem como principais sintomas o tremor, rigidez nos movimentos e instabilidade postural. Os tratamentos para a doença são basicamente ... -
Os jogos sudoku e sokoban como mediadores no processo de ensino-aprendizagem de matemática
(2011)Esta pesquisa procurou relatar as práticas escolares com a utilização dos jogos Sudoku e Sokoban dis-poníveis nos respectivos sites brasileiros “Racha Cuca” e “Só Matemática”. Foi feita uma investiga-ção-ação escolar na ... -
Jogos tradicionais nas aulas de educação física infantil: possibilidades pedagógicas
(2017-05-26)Este estudo tematiza a Educação Física na Educação Infantil e têm como objetivo analisar as possibilidades pedagógicas para desenvolver o conteúdo/conhecimento Jogos Tradicionais nas aulas de Educação Física na Educação ... -
Jogos tradicionais organizados no estado do Rio Grande do Sul: uma aproximação etnomotriz
(2015-04-30)Esta pesquisa, caracterizada como uma pesquisa documental, analisou os Jogos Tradicionais descritos na pesquisa Diagnóstico dos Jogos Tradicionais do Campo e da Cidade no Estado do Rio Grande do Sul visando identificar ... -
Jogos tradicionais: possibilidades nas aulas de Educação Física
(2015-02-20)Os jogos fazem parte do ambiente das crianças seja na escola, na rua, em suas casas. Atraídas pelo prazer do movimento tornam-se especialistas nesta área do conhecimento, se apropriam desta cultura lúdica. Alguns desses ... -
Jogos virtuais na alfabetização: uma observação prática do aprendizado
(2011)O presente estudo aborda como tema principal, "As Mídias na alfabetização", refletindo sobre a importância do letramento na vida do ser humano. É um estudo bibliográfico que descreve como está sendo realizada a alfabetização ... -
Os jogos virtuais para a educação ambiental no ensino fundamental
(2010-11-06)Os jogos virtuais podem associar a função lúdica à pedagógica no ensino de geografia, especialmente na educação ambiental, para assim constituir-se em um recurso motivador da aprendizagem. Portanto, esta pesquisa teve ... -
Jogos virtuais: estratégias de ensino da geografia
(2012)O ensino que se apropria de meios lúdicos favorece a criação de ambientes gratificantes e atraentes, estimulando o desenvolvimento integral do educando. A palavra jogo em sua essência não apresenta um significado específico, ... -
John Dewey e a educação como "reconstrução da experiência": um possível diálogo com a educação contemporânea
(2008-04-22)Esta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação/Mestrado, da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM) e está vinculada à Linha de Pesquisa: Educação, Política e Cultura. Teve como objetivo ... -
John Neville Keynes e a silogística com termos negativos
(2012-04-27)Este trabalho apresenta e discute a ampliação da silogística tradicional aristotélica, realizada por John Neville Keynes no início do século XX, mediante a introdução de uma notação para termos negativos na teoria lógica. ... -
Joias inspiradas no patrimônio arquitetônico da Vila Belga, Santa Maria/RS
(2023-02-03)A dissertação de mestrado faz parte da área de concentração Arquitetura e Patrimônio Material e da linha de pesquisa Preservação e Patrimônio Material do programa de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. ... -
Jornada Acadêmica Integrada da UFSM – registro histórico documental
(2021-03-22)Este projeto de pesquisa propõe recuperar e difundir a memória da Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), evento realizado desde o ano de 1984 na cidade de Santa Maria/RS onde está ... -
A jornada da atriz no processo de criação de um vídeo-ensaio: guia de sobrevivência para aventureiras(os) desavisadas(os)
(2022-02-07)O trabalho é escrito em forma de narrativa da Jornada da Heroína, em uma escrita que ora é apresentada pela autora, ora pela personagem por ela criada e apresenta estratégias desenvolvidas pela atriz no processo de criação ... -
Jornada: tarô como jogo narrativo não linear
(2023-12-19)O presente trabalho tem como objetivo elaborar uma narrativa não linear interativa, baseada no Tarô, um baralho com 78 cartas utilizado majoritariamente por cartomantes com o intuito oracular e divinatório, assim como ... -
Jornadas Esportivas 2007: transmissões ao vivo da Rádio Universidade – 800 AM
(2008-05)O objetivo do projeto, realizado por iniciativa dos alunos de Comunicação Social da UFSM, era transmitir os jogos do Campeonato Gaúcho da Série B 2007, acompanhando a participação dos clubes locais: Riograndense Futebol ...