Navegação por orientadores "Henz, Celso Ilgo"
Itens para a visualização no momento 61-80 of 81
-
Gestão participativa da escola pública
(2009-12-15)Escrever sobre gestão escolar participativa é fazer referência à modernização da gestão da escola pública, que desde o retorno à democracia vem se desenvolvendo no sistema educacional brasileiro. Tradicionalmente as ... -
Formação permanente de professores(as) da EJA: círculo de diálogos como práxis pedagógica humanizadora
(2014-03-27)Esta pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (LP1), do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Configura-se como um estudo sobre ... -
Projeto político-pedagógicos: espaço de (re)construção profissional docente em uma perspectiva humanizadora
(2015-08-27)Neste texto, abordo a centralidade do Projeto Político-Pedagógico (PPP) como grande articulador da cotidianidade escolar, como instrumento da inovação na escola e como um potencial articulador da formação permanente dos ... -
Desafios teóricos e metodológicos para a humanização da formação permanente de professores
(2015-07-15)Inserido na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do mestrado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS, a Dissertação de Mestrado ... -
A importância dos jogos e das brincadeiras na educação infantil
(2010-12-17)Este estudo faz uma abordagem sobre a importância dos jogos e das brincadeiras na educação infantil. Justifica-se para tanto, investigar as influências positivas que os jogos e as brincadeiras exercem na aprendizagem da ... -
O processo dialógico entre família e escola: limites e possibilidades para a auto(trans)formação permanente com professoras
(2016-08-09)A presente Dissertação de Mestrado em Educação foi desenvolvida na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional na Universidade Federal de Santa Maria (RS). Constituiu-se como possibilidade de inserção ... -
Educação social na escola Marista Santa Marta: papel e constituição da(o) docente
(2023-06-28)A presente pesquisa tem como objetivo geral compreender como as(os) docentes dos Anos Finais, da Escola Marista Santa Marta, constituem-se e se auto(trans)formam educadoras(es) sociais, a partir da imersão/emersão delas ... -
Portais educacionais: contribuições da internet para as aulas do Proeja
(2011-10-24)Os portais educacionais são em sua maioria, locais de acesso público e gratuito que possuem artigos, publicações, atividades, exercícios, sugestões de aula e materiais para consulta, disponibilizados por grupos de especialistas ... -
Modos de ver a arte na escola: contribuições para uma gestão escolar democrática e participativa
(2009-08-25)Este estudo buscou investigar a visão dos gestores a respeito da disciplina de artes na organização curricular. Objetivou, igualmente, verificar de que forma se dá a construção do PPP (Projeto Político-Pedagógico) das ... -
Perspectivas e desafios na educação profissional
(2011-10-31)O presente trabalho tem como foco de pesquisa, “perspectivas e desafios da educação profissional”, Traz primeiramente um breve histórico da educação profissional em épocas anteriores na tentativa de entender o mecanismo ... -
Auto(trans)formação com professoras e (re)organização curricular: desdobramentos e desafios da pedagogia da educação popular na escola pública
(2021-02-01)Esta tese insere-se na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. A investigação se propôs a estudar e compreender ... -
A auto(trans)formação permanente e a pedagogia de educação popular: entrelaçamentos possíveis entre a práxis educativa escolar e a realidade dos estudantes
(2016-07-04)Esta Dissertação de Mestrado insere-se na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. A investigação se propôs a ... -
Diálogo entre hermenêutica e gestão democrática
(2009-01-21)Esta pesquisa, qualitativa e do tipo bibliográfica, investigou o diálogo entre hermenêutica e gestão democrática, oportunizando o encontro da hermenêutica com a educação. Levando em conta as reflexões gadamerianas acerca ... -
Gestão democrática no ensino fundamental: o professor conselheiro como mediador entre o educando e os gestores escolares
(2014-11-28)Poucos estudos possuem como temática de análise a participação do aluno na gestão da escolar. Entende-se que para uma legítima gestão escolar alcançar seus objetivos, todos os atores sociais envolvidos devem participar e ... -
Diálogos auto(trans)formativos com professores do ensino médio noturno: uma proposta para uma nova práxis educativas em uma escola estadual de ensino médio
(2017-01-10)Nesta Dissertação de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, desenvolvido na Linha de Pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos do Centro de Educação/UFSM, constituímos o estudo do processo ... -
Uma tese-formação? Mística, fraternuras e utopias da humana docência freireana
(2021-10-15)Esta tese de doutorado insere-se na Linha de Pesquisa-Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Através e com esta investigação, ... -
Acolhida e permanência de egressas e egressos EJA-Proeja no ensino superior: auto(trans)formações possíveis
(2019-07-08)Dissertação de Mestrado inserida na Linha de Pesquisa 2: Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional da UFSM, na temática Educação, Diálogo, Humanização ... -
Afetividade e dialogicidade nas concepções e nas práticas docentes: desafios para uma educação humanizadora
(2007-09-11)Esta pesquisa buscou investigar as concepções e práticas dos educadores de anos iniciais em relação às dimensões que envolvem a afetividade e a dialogicidade no contexto escolar. Aponta-se a afetividade e o diálogo como ... -
Gestão democrática: resgatando os valores humanos do ensino religioso nas escolas públicas
(2010-12-17)O presente trabalho de pesquisa bibliográfica tem como objetivo refletir e analisar as informações sobre o surgimento histórico do Ensino Religioso e sua relação com base nos Parâmetros Curriculares nas escolas públicas ... -
O papel do conselho escolar na construção da gestão democrática
(2011-09-17)O objetivo dessa pesquisa é investigar a gestão democrática escolar com suas características, destacando o Conselho Escolar como objeto de pesquisa, por ser um instrumento de representação da comunidade na gestão escolar ...