Navegação por título
Itens para a visualização no momento 14833-14852 of 31174
-
A formação através da pedagogia da alternância em agroecologia: um estudo de caso da escola família agrícola de Santa Cruz do Sul, RS
(2014-08-22)O presente trabalho desenvolve um estudo de caso da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul, que utiliza no seu processo de ensino e aprendizagem a metodologia viva da Pedagogia da Alternância e possui no seu enfoque ... -
Formação cidadã e o ensino da sociologia: comparativo entre autores
(2015-12-28)A cidadania faz parte dos conteúdos a serem abordados na disciplina de Sociologia no ensino médio, sendo assim, o presente estudo enfatizou o seguinte problema de pesquisa: “Como aparece e qual a conexão entre a sociologia ... -
Formação continuada de conselheiros e técnicos municipais de educação: processos auto/trans/formativos compartilhados
(2018-08-08)Esta pesquisa de Mestrado Profissional foi desenvolvida na linha Políticas e Gestão da Educação Básica, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional – UFSM, e se refere a formação continuada de ... -
A formação continuada de professoras e suas implicações na qualidade da prática pedagógica da educação infantil: um estudo em uma escola da rede municipal na rede municipal de Santa Maria/RS de 2016 a 2020
(2021-06-16)Esta pesquisa, do Curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS), linha ... -
Formação continuada de professores (as) da educação infantil da rede municipal de ensino de Alegrete/RS: perspectivas da qualidade das práticas pedagógicas
(2022-12-14)Neste projeto, desenvolvido na Linha de Pesquisa Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS), ... -
Formação continuada de professores alfabetizadores: indicadores de qualidade no Programa de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)
(2013-11)A busca por uma educação de qualidade para todos, iniciando pela alfabetização plena, implica em uma série de medidas, sendo uma delas a Formação Continuada dos professores alfabetizadores uma vez que são eles os mediadores ... -
Formação continuada de professores da educação básica em contextos integrados: entre a universidade e a escola
(2019-08-16)O presente estudo busca pesquisar os movimentos de uma Comunidade Crítica Reflexiva de professores, a fim de verificar a viabilidade metodológica desta organização como potencializadora dos processos colaborativos de ... -
Formação continuada de professores da educação infantil do município de Santa Maria/RS: conquistas e impasses na implementação das políticas públicas
(2022-02-24)Este estudo teve como objetivo investigar como o município de Santa Maria/RS vem articulando as políticas públicas de formação continuada dos professores da Educação Infantil, nos últimos três anos (2019-2021). Assim, ... -
Formação continuada de professores da rede de ensino municipal de Santa Cruz do Sul (RS): incidência na gestão escolar
(2010-09-18)O objetivo dessa pesquisa foi analisar os processos de gestão da formação continuada de professores em uma escola da zona urbana da rede de ensino municipal de Santa Cruz do Sul (RS), na perspectiva de como acontece a ... -
Formação continuada de professores de ciências e de matemática no contexto da modelagem na perspectiva epistemológica de Stephen Toulmin
(2021-06-02)A modelagem pode consistir em uma possibilidade metodológica para se caminhar em direção a uma construção conceitual que considere a complexidade das relações envolvidas entre as ciências e a matemática. Partindo desta ... -
A formação continuada de professores de educação física dos anos finais do ensino fundamental no município de Restinga Sêca, RS
(2018-07-10)A presente pesquisa apresenta como temática central a formação continuada de professores de Educação Física, tendo como objetivo geral analisar a formação continuada de professores de Educação Física, no período de 2009 ... -
A formação continuada de professores de Educação Física: o Blog/GEPEF/UFSM como forma de desenvolvimento e interlocução de saberes docentes
(2013)Este estudo teve como objetivo analisar os espaços formativos de interlocuções de saberes docentes do BLOG/GEPEF/UFSM que colaboraram para a formação continuada de professores de Educação Física. A metodologia caracterizou-se ... -
Formação continuada de professores de língua inglesa: em busca de uma prática pedagógica multiletrada para a EJA
(2019-11-28)A prática colaborativa em contextos escolares é compreendida como uma “atividade sistematizada e mediada entre sujeitos, pautada em instrumentos que propiciam a construção do conhecimento e o desenvolvimento da autonomia” ... -
Formação continuada de professores de uma escola pública estadual, visando a inserção das TIC em sala de aula
(2019-08-26)Esta pesquisa foi desenvolvida entre os anos de 2015 a 2018 em uma escola pública estadual da cidade Santa Maria/RS e contou com a participação de docentes e discentes esta escola. O objetivo do estudo foi o de analisar ... -
Formação continuada de professores do ciclo de alfabetização na avaliação de coordenadoras locais a partir de ações do PNAIC em municípios do Rio Grande do Sul
(2016-06-06)Esta dissertação apresenta o desenvolvimento de uma pesquisa de mestrado que teve por objetivo conhecer o processo de formação continuada de professores do ciclo de alfabetização a partir das ações do Programa Pacto ... -
A formação continuada de professores do Pacto em escolas públicas estaduais abrangidas pela 24ª CRE
(2017-09-12)Este trabalho investiga a temática da formação continuada de professores que foi desenvolvida tendo como objeto o curso de formação continuada do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (Pacto), oferecido para ... -
A formação continuada de professores e a qualificação da gestão escolar
(2012-11-30)A presente pesquisa teve como objetivo analisar a importância da formação continuada relacionada com a escola como ponto de partida na estruturação de um ensino de qualidade, pautado na participação, em que gestão escolar ... -
A formação continuada de professores e a sua contribuição para uma prática pedagógica comprometida com o processo ensino - aprendizagem inclusivo
(2010-12-20)O presente artigo monográfico tem como foco a formação continuada de professores e sua contribuição para uma prática pedagógica comprometida com o processo ensino-aprendizagem inclusivo. Para tanto, utilizou-se como ... -
Formação continuada de professores e desenvolvimento institucional de escolas públicas: articulações, dificuldades e possibilidades
(2007-06-01)Compreender o desenvolvimento e o funcionamento dos Processos de Formação Continuada realizados em Escolas de Educação Básica (EEB) parece ser um investimento inadiável para que se possa avançar na melhoria da qualificação ... -
Formação continuada de professores e movimentos da docência: espaço escolar em auto(trans)formação
(2017-08-25)Esta pesquisa de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, desenvolvida na linha Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão ...