Formação continuada de professores da educação básica em contextos integrados: entre a universidade e a escola
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Data
2019-08-16Primeiro membro da banca
Cecchin, Andréa Forgiarini
Segundo membro da banca
Tomazzetti, Cleonice Maria
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente estudo busca pesquisar os movimentos de uma Comunidade Crítica Reflexiva de professores, a fim de verificar a viabilidade metodológica desta organização como potencializadora dos processos colaborativos de formação continuada de professores. A pesquisa está vinculada ao Mestrado Profissional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na Linha de Pesquisa 2 – Gestão Pedagógica e Contextos Educativos. A opção por este tema é justificada pelas vivências da autora como professora na Educação Infantil e tutora no Curso de Pedagogia UAB/UFSM. O objetivo geral é compreender os elementos que organizam os processos formativos colaborativos de uma Comunidade Crítica Reflexiva de professores, como potencializadores na elaboração de uma proposta metodológica de formação continuada que possa ser implementada nos diferentes contextos de atuação docente. Desenhamos esta pesquisa através da analogia com as árvores e os processos vivenciados, no sentido de que a formação continuada pode ser compreendida como um movimento orgânico, vivo e em constante desenvolvimento. Para que chegássemos a tais compreensões, utilizamos o referencial teórico que contempla os estudos de Freire (1986), Gimeno Sacristán (2000), Pinazza (2013), Formosinho (2009), Pinto (2003), Mallmann (2015), Segat (2016) e Cortesão (2017). A pesquisa foi desenvolvida através da abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação, caracterizando-se como uma investigação problematizadora a respeito das demandas e às ações coletivas que colaboram para a formação continuada de professores, refletida no ambiente escolar. Os sujeitos da investigação são os professores participantes do grupo de pesquisa Docência, Infância e Formação (DOCINFOCA/UFSM) que atuam como professores na rede pública e privada de Santa Maria/RS.O produto, desta pesquisa é a organização e implantação de um Projeto de Extensão de Formação Continuada, proposto através do Moodle, com o objetivo de a partir dos integrantes do grupo, viabilizar estudos e reflexões sobre formação continuada em contexto, envolvendo de forma orgânica professores atuantes na rede de ensino pública e egressos do Curso de Pedagogia/UFSM.
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