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dc.creatorCardona, Marcia Pires
dc.date.accessioned2021-04-23T21:31:45Z
dc.date.available2021-04-23T21:31:45Z
dc.date.issued2019-08-16
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20682
dc.description.abstractThe present study aims researching the movements of a Critical Reflexive Community of Teachers so to check the methodological possibility of this organization in acting as a driving force of the collaborative processes of the teacher’s continuous formation. The research is linked to Professional Master’s Degree of Federal University of Santa Maria (UFSM) – Research Line 2 – Pedagogical and Educational Management Contexts. The option for this subject is justified by the experience of the author’s teaching in Children’s Education and as guardian in Pedagogy Course of UAB – UFSM. The general aim is understanding the elements that organize the collaborative formation processes of a critical Reflexive Community of Teachers as a driving force in the elaboration of different contexts in teaching. We draw this research through an analogy to the trees and the processes already experienced meaning that continuous formation can be understood as an organic movement alive and in constant development. To get to this understanding we refer to theoretical references contemplating the studies of Freire (1986), Gimeno Sacristán (2000), Pinazza (2013), Formosinho (2009), Pinto (2003), Mallman (2015), Segat (2016) and Cortesão (2017). The research will be developed through qualitative approach research-action type characterizing as problem maker investigation regarding demands and group actions that contribute for the continuous formation of teachers reflected in the school environment. The subjects of the investigation are the participant teachers of the group of Research Teaching, Infancy and Formation (DOCINFOCA/UFSM) in public and private schools at the city of SM – RS. The product of this research will be the organization and implementation of an Extended Project of Continuous Formation proposed through “moodle”, aiming to make possible studies and reflections on continuous graduation in context, involving the teachers of the net as well as those coming from Educational Courses.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectComunidades críticas reflexivas de professorespor
dc.subjectFormação em contextospor
dc.subjectContinuous formationeng
dc.subjectCritical reflexive community of teacherseng
dc.subjectContext formationeng
dc.titleFormação continuada de professores da educação básica em contextos integrados: entre a universidade e a escolapor
dc.title.alternativeContinuing training of basic education teachers in integrated contexts: between university na schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente estudo busca pesquisar os movimentos de uma Comunidade Crítica Reflexiva de professores, a fim de verificar a viabilidade metodológica desta organização como potencializadora dos processos colaborativos de formação continuada de professores. A pesquisa está vinculada ao Mestrado Profissional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na Linha de Pesquisa 2 – Gestão Pedagógica e Contextos Educativos. A opção por este tema é justificada pelas vivências da autora como professora na Educação Infantil e tutora no Curso de Pedagogia UAB/UFSM. O objetivo geral é compreender os elementos que organizam os processos formativos colaborativos de uma Comunidade Crítica Reflexiva de professores, como potencializadores na elaboração de uma proposta metodológica de formação continuada que possa ser implementada nos diferentes contextos de atuação docente. Desenhamos esta pesquisa através da analogia com as árvores e os processos vivenciados, no sentido de que a formação continuada pode ser compreendida como um movimento orgânico, vivo e em constante desenvolvimento. Para que chegássemos a tais compreensões, utilizamos o referencial teórico que contempla os estudos de Freire (1986), Gimeno Sacristán (2000), Pinazza (2013), Formosinho (2009), Pinto (2003), Mallmann (2015), Segat (2016) e Cortesão (2017). A pesquisa foi desenvolvida através da abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação, caracterizando-se como uma investigação problematizadora a respeito das demandas e às ações coletivas que colaboram para a formação continuada de professores, refletida no ambiente escolar. Os sujeitos da investigação são os professores participantes do grupo de pesquisa Docência, Infância e Formação (DOCINFOCA/UFSM) que atuam como professores na rede pública e privada de Santa Maria/RS.O produto, desta pesquisa é a organização e implantação de um Projeto de Extensão de Formação Continuada, proposto através do Moodle, com o objetivo de a partir dos integrantes do grupo, viabilizar estudos e reflexões sobre formação continuada em contexto, envolvendo de forma orgânica professores atuantes na rede de ensino pública e egressos do Curso de Pedagogia/UFSM.por
dc.contributor.advisor1Segat, Taciana Camera
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7932457587868421por
dc.contributor.referee1Cecchin, Andréa Forgiarini
dc.contributor.referee2Tomazzetti, Cleonice Maria
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8805281993247181por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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