Navegação por orientadores "Barin, Cláudia Smaniotto"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 23
-
Formação docente: investigando possibilidades e desafios de uma disciplina EaD
(2021-01-15)Os avanços tecnológicos vêm promovendo mudanças no contexto educacional e ampliando as possibilidades de acesso à educação. Nesse sentido, a formação de professores por meio de cursos EaD vem sendo ampliada, possibilitando ... -
Material didático multimídia: potencializando o ensino de química para o curso de agronomia
(2017-06-19)O acesso às universidades públicas federais é tão importante quanto a permanência dos estudantes nestas instituições, uma vez que é através da produção do conhecimento que se formam os profissionais que irão atuar no mercado ... -
Produção de videoaula com base nos princípios de multimedia learning de Clark e Mayer: um relato de experiência
(2017-08-28)O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pós graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, na linha de pesquisa em Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em rede e visa analisar e discutir as ... -
Princípios de design educacional e desenvolvimento de recursos educacionais para os cursos técnicos concomitantes EaD do IFRO
(2022-10-14)O trabalho aqui apresentado mostra os resultados finais do projeto de pesquisa desenvolvido no Curso de Mestrado Acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria da Universidade ... -
Histórias em quadrinhos digitais para o ensino de ciências na formação de professores dos anos iniciais
(2015-07-27)Embora a necessidade da incorporação das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) nos processos de formação de professores esteja afirmada nas políticas públicas que regulamentam a educação brasileira, estudos têm ... -
Desafios dos professores para mediação pedagógica de estudantes com transtorno do espectro autista na educação profissional e tecnológica
(2024-03-05)O trabalho intitulado “Desafios dos Professores para Mediação Pedagógica de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)” insere-se na linha de pesquisa Formação Docente ... -
A produção de material didático digital para o ensino de inglês: o desafio da transposição didática
(2020-08-27)Este trabalho, desenvolvido na área de concentração Tecnologias Educacionais em Rede: Inovação e Democratização, dentro da linha de pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede, do PPGTer/UFSM, visa ... -
Histórias em quadrinhos: uma alternativa pedagógica para o ensino de química
(2018-02-07)Em virtude da complexidade do ensino de química, um dos desafios dos professores consiste na busca constante de alternativas para inovar o contexto educacional, despertando o interesse dos estudantes e flexibilizando o ... -
O uso das tecnologias educacionais no ambiente escolar
(2012-11-30)Com o avanço das tecnologias, o espaço escolar vem se modificando gradativamente, tornando o meio virtual uma ferramenta preponderante que, somada às demais ações pedagógicas, tem o propósito potencializar o processo de ... -
Desenvolvimento de um curso livre de Língua Vêneta para capacitação profissional do setor de turismo e cultura de Bento Gonçalves
(2023-03-16)Esta pesquisa está enquadrada na linha de Inovação para Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, que trabalhou no desenvolvimento de ferramentas de ensino ... -
Desafios da formação continuada de professores para uso das TDIC na educação profissional e tecnológica
(2019-08-26)O presente trabalho, desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) – linha de pesquisa: Formação de Professores – tem como objetivo capacitar os docentes da EPT de nível ... -
SPOC: uma alternativa para a formação continuada de professores de matemática para a educação profissional tecnológica
(2018-07-16)O presente trabalho apresenta os resultados da pesquisa desenvolvida no Curso de Mestrado acadêmi-co de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) - CTISM/UFSM. O projeto tem como objetivo ava-liar as potencialidades e ... -
Tecnologias educacionais em rede (TER) como instrumento didático educativo: o audiovisual como potencializador da agroecologia.
(2016-02-14)Esta dissertação avalia o potencial das Tecnologias Educacionais em Rede (TER), de forma mais pontual o uso do vídeo como instrumento didático pedagógico, como mediador de discussões e construção de conhecimentos no campo ... -
A resolução de problemas e a experimentação: metodologias para o ensino de química na educação profissional e tecnológica
(2019-08-26)Este trabalho apresenta os resultados finais do projeto de pesquisa desenvolvido no Curso de Mestrado Acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria na Universidade Federal ... -
Formação de professores da educação profissional e tecnológica: a inclusão de pessoas com deficiência
(2022-10-03)O trabalho intitulado “Formação de Professores da Educação Profissional e Tecnológica: A inclusão de Pessoas com Deficiência” insere-se na linha de pesquisa Formação Docente para Educação Profissional e Tecnológica. ... -
Narrativas visuais e sonoras na ressignificação de saberes
(2016-01-18)O foco investigativo deste trabalho consiste na valorização da autoexpressão dos estudantes mediante narrativas visuais e sonoras, possibilitando, por meio da oralidade, explorar os sentidos e a razão. Trabalhou-se numa ... -
A utilização de softwares de edição de áudio na produção de áudio-histórias: um relato de utilização na educação infantil
(2012-11-30)O presente trabalho tem como objetivo descrever a utilização de softwares de edição de áudio como ferramenta na produção de áudio-histórias na Educação Infantil. O trabalho foi realizado na Escola Municipal de Educação ... -
A metodologia Webquest na prolematização dos conceitos químicos como estratégia para promover a aprendizagem significativa
(2015-11-30)As tecnologias estão a cada dia mais presentes em nossas vidas e no ambiente escolar. No entanto, ao potencializarem o acesso à informação, criam um novo desafio para educadores e alunos de forma a efetivar a construção ... -
Práticas pedagógicas na integração entre educação básica e a educação profissional e tecnológica: a experimentação no ensino de química
(2020-09-03)A experimentação tem sido reportada na literatura como uma ferramenta de potencialização do aprendizado de Química, quer pelo seu caráter visual, quer pelo engajamento que promove. Nesse sentido, o presente ... -
Jogos computacionais no ensino técnico profissional do Instituto Federal Farroupilha: panorama e possibilidades
(2015-08-24)O presente trabalho parte do pressuposto que o discente pode ser motivado a buscar conhecimento por meio de diversos mecanismos, e muitos incluem o desafio e o prazer da conquista como estratégia, fato conhecido como ...