Navegação por orientadores "Ferreira, Inês Farias"
Itens para a visualização no momento 1-12 of 12
-
Introdução ao estudo de derivada: uma sequência didática com o uso do software GeoGebra
(2011-12-20)O presente trabalho apresenta uma proposta de ensino para o estudo do conceito de derivada através de uma sequência didática, utilizando-se como ferramenta de apoio o software GeoGebra. Destacam-se alguns aspectos pertinentes ... -
Perímetro e área: uma engenharia didática utilizando o GeoGebra sob o olhar das representações semióticas
(2015-08-24)Esta dissertação coloca como questão norteadora de pesquisa: Uma abordagem dinâmica pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem de geometria para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, relativa aos conceitos de ... -
Uma abordagem experimental envolvendo massa, volume e densidade
(2015-12-12)O presente trabalho apresenta uma proposta de atividade experimental abordando conceitos de massa, volume e densidade, alicerçada na resolução de problemas do cotidiano e tendo alguns materiais manipuláveis como suporte. ... -
Mobilizações de registros de representação semiótica no estudo de trigonometria no triângulo retângulo com o auxílio do software GeoGebra
(2017-10-27)Esta pesquisa procurou responder a seguinte questão: “Como os registros de representação semiótica são mobilizados na abordagem de trigonometria no triângulo retângulo com o auxilio do software GeoGebra, a partir de uma ... -
O uso de ambientes informatizados na Educação Matemática: atividades de Geometria Euclidiana Plana com o uso do software Cabri-Géomètre II
(2005-07-11)Os ambientes informatizados são instrumentos que visam facilitar a exploração de alguns problemas matemáticos de uma maneira mais simples. O desenvolvimento de atividades em ambientes informatizados, apresentam resultados ... -
Constituição de zona de desenvolvimento proximal na aprendizagem de conceitos geométricos em alunos de anos iniciais tendo o GeoGebra como instrumento mediador
(2015-11-25)Este trabalho compreende as tecnologias como construtos humanos, constituindo-se como tal no processo de objetivação, que quando compartilhados, passam a ter uma função específica no interior da prática social. Dentre as ... -
Construções com régua e compasso envolvendo lugares geométricos: uma proposta dinâmica aliada a teoria de registros de representação semiótica
(2016-08-24)O foco desta dissertação está no estudo de lugares geométricos, e possui como objetivo de pesquisa: Investigar a mobilização de registros de representação semiótica por meio de atividades didáticas, envolvendo lugares ... -
Explorando recursos do geogebrabook no estudo de quádricas a partir de diferentes representações
(2017-08-30)Este trabalho de dissertação apresenta como questão norteadora de pesquisa: Como as potencialidades do GeoGebraBook no estudo de superfícies quádricas podem ser exploradas a fim de gerar um material didático em que diferentes ... -
Cones generalizados: uma abordagem no ensino médio por meio de atividades exploratórias
(2018-12-01)A Geometria é uma das áreas da Matemática que contribui para o desenvolvimento da capacidade de abstrair, generalizar e que permite naturalmente relacionar com construções, analisar formas e observar objetos do cotidiano. ... -
Geometria dinâmica: uma proposta de atividades no estudo de triângulos através do GeoGebra
(2010-09-08)Este trabalho tem a pretensão de fazer uma análise a cerca da utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), mais especificamente do computador, nas aulas de matemática nas séries finais do Ensino Fundamental. ... -
Princípio fundamental da contagem na resolução de alguns problemas de combinatória
(2015-12-12)Para trazer contribuições na aprendizagem dos alunos há a necessidade de se realizar em sala de aula práticas diversificadas a fim de que os mesmos possam desenvolver um senso crítico e ao mesmo tempo, se tornem mais ... -
Revisitando o estudo de funções quadráticas com o auxílio do GeoGebra
(2018-12-08)O presente trabalho apresenta uma proposta de atividade prática utilizando o software GeoGebra, como reforço no ensino de funções quadráticas. Esta atividade, em forma de oficina, foi desenvolvida com uma turma de alunos ...