Princípio fundamental da contagem na resolução de alguns problemas de combinatória
Resumo
Para trazer contribuições na aprendizagem dos alunos há a necessidade de se realizar em sala de aula práticas diversificadas a fim de que os mesmos possam desenvolver um senso crítico e ao mesmo tempo, se tornem mais autônomos na construção de seu conhecimento. Pensando nesta perspectiva, elaboramos o presente trabalho abordando o princípio fundamental da contagem, descrevendo uma intervenção realizada em uma turma de 22 alunos do 3º ano do Ensino Médio do Instituto Estadual de Educação Dr. Walter Thofehrn. A atividade teve duração de 2 períodos de 50 minutos cada. Esta proposta de ensino teve como objetivo auxiliar no desenvolvimento do raciocínio combinatório dos alunos, a partir da resolução de alguns problemas. Para isso, foram usadas como ferramentas didáticas materiais manipuláveis e uma atividade com jogos. Acredita-se que a intervenção em sala de aula tenha contribuído para a reflexão e uma melhor compreensão do princípio fundamental de contagem. Embora, tenham sido observadas dificuldades, também se pode observar avanços dos alunos com o compartilhamento de ideias entre os mesmos.
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