dc.contributor.advisor | Ferreira, Inês Farias | |
dc.creator | Pescke, Fransine Beatriz | |
dc.date.accessioned | 2020-01-03T13:08:39Z | |
dc.date.available | 2020-01-03T13:08:39Z | |
dc.date.issued | 2015-12-12 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19261 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | To bring contributions on student learning there is a need to perform in the classroom diversified practices so that they can develop a critical sense and, at the same time, become more autonomous in building your knowledge. Thinking in this perspective, we developed this study addressing the rule of product, describing an intervention performed in a class with 22 students of the 3rd year of High School from the Instituto Estadual de Educação Dr. Walter Thofern. The activity had the duration of two periods of fifty minutes each. This teaching proposal aimed to assist in the development of logical thinking of students, from the resolution of some problems. For this, it was used as teaching tools manipulable materials and activities with games. It is expected that the intervention in the classroom contributed to the reflection and a better understanding of the rule of product. Although it was perceived difficulties, it was also noticed advances from the students with the sharing of ideas among themselves. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Princípio fundamental da contagem | por |
dc.subject | Ensino médio | por |
dc.subject | Resolução de problemas | por |
dc.subject | Fundamental principle of counting | eng |
dc.subject | High school | eng |
dc.subject | Problems solving | eng |
dc.title | Princípio fundamental da contagem na resolução de alguns problemas de combinatória | por |
dc.title.alternative | Fundamental principle of count on resolution of some problems combining | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São Lourenço do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD | por |
dc.description.resumo | Para trazer contribuições na aprendizagem dos alunos há a necessidade de se realizar em sala de aula práticas diversificadas a fim de que os mesmos possam desenvolver um senso crítico e ao mesmo tempo, se tornem mais autônomos na construção de seu conhecimento. Pensando nesta perspectiva, elaboramos o presente trabalho abordando o princípio fundamental da contagem, descrevendo uma intervenção realizada em uma turma de 22 alunos do 3º ano do Ensino Médio do Instituto Estadual de Educação Dr. Walter Thofehrn. A atividade teve duração de 2 períodos de 50 minutos cada. Esta proposta de ensino teve como objetivo auxiliar no desenvolvimento do raciocínio combinatório dos alunos, a partir da resolução de alguns problemas. Para isso, foram usadas como ferramentas didáticas materiais manipuláveis e uma atividade com jogos. Acredita-se que a intervenção em sala de aula tenha contribuído para a reflexão e uma melhor compreensão do princípio fundamental de contagem. Embora, tenham sido observadas dificuldades, também se pode observar avanços dos alunos com o compartilhamento de ideias entre os mesmos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |