Cones generalizados: uma abordagem no ensino médio por meio de atividades exploratórias
Resumo
A Geometria é uma das áreas da Matemática que contribui para o desenvolvimento da
capacidade de abstrair, generalizar e que permite naturalmente relacionar com construções,
analisar formas e observar objetos do cotidiano. Para tanto, acredita-se que no processo de
ensino e aprendizagem seja imprescindível incluir atividades em que os alunos, por meio da
manipulação e experimentos, se apropriem de forma mais significativa do conhecimento
envolvido, identificando formas geométricas de um objeto dado bem como, propriedades
envolvidas. Dessa forma, em particular, possam estabelecer conjecturas, resolvendo situações
problemas que envolvam o cálculo de áreas e de volumes, mas não, necessariamente, de modo
direto com aplicação de fórmulas para obtenção do resultado requerido. Diante disso, a
proposta deste trabalho baseia-se na elaboração e aplicação de uma sequência didática
envolvendo geometria espacial no Ensino Médio, especificamente no estudo de pirâmides e
cones. Assim acredita-se que este trabalho possa colaborar para um aprendizado menos
compartimentalizado por parte dos alunos, como normalmente, os livros didáticos
apresentam. Com este viés, optou-se pelo uso de materiais manipuláveis que demandam a
elaboração de construções geométricas tridimensionais onde o aluno possa por meio de
construções, estabelecer relações e explorar características de cada um dos sólidos envolvidos.
Nas atividades, também, foram explorados objetos do cotidiano para evidenciar aspectos
práticos da Geometria. A sequência didática foi aplicada em uma turma de terceiro ano do
Ensino Médio e neste trabalho é apresentado o seu planejamento, bem como a descrição das
intervenções realizadas, juntamente com a análise dos resultados provenientes dos
instrumentos utilizados para a coleta de dados.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: