dc.contributor.advisor | Ferreira, Inês Farias | |
dc.creator | Lorenço, Franciele | |
dc.date.accessioned | 2019-04-12T15:06:48Z | |
dc.date.available | 2019-04-12T15:06:48Z | |
dc.date.issued | 2018-12-01 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16202 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | Geometry is one of the areas of Mathematics that contributes to the development of the ability
to abstract, generalize and that naturally allows to relate to constructions, analyze forms and
observe everyday objects. Therefore, it is believed that in the process of teaching and learning
it is essential to include activities in which students, through manipulation and experiments,
appropriate more meaningfully the knowledge involved, identifying geometric forms of a
given object as well as properties involved. In this way, in particular, they can establish
conjectures, solving situations that involve the calculation of areas and volumes, but not
necessarily, directly with the application of formulas to obtain the required result. Therefore,
the proposal of this work is based on the elaboration and application of a didactic sequence
involving spatial geometry in High School, specifically in the study of pyramids and cones.
Thus it is believed that this work can collaborate for a less compartmentalized learning on the
part of the students, as usually the textbooks present. With this bias, we opted for the use of
manipulable materials that require the elaboration of three-dimensional geometric
constructions where the student can through constructions, establish relationships and explore
characteristics of each of the solids involved. In the activities, objects of daily life were also
explored to show practical aspects of Geometry. The didactic sequence was applied in a third
year class of High School and in this work is presented its planning, as well as the description
of the interventions performed, together with the analysis of the results from the instruments
used for data collection. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Cones generalizados | por |
dc.subject | Pirâmides | por |
dc.subject | Geometria espacial | por |
dc.subject | Atividades investigativas | por |
dc.subject | Generalized cones | eng |
dc.subject | Pyramids | eng |
dc.subject | Spatial geometry | eng |
dc.subject | Research activities | eng |
dc.title | Cones generalizados: uma abordagem no ensino médio por meio de atividades exploratórias | por |
dc.title.alternative | Generalized cones: an approach to average education by exploratory activities | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Gramado, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD | por |
dc.description.resumo | A Geometria é uma das áreas da Matemática que contribui para o desenvolvimento da
capacidade de abstrair, generalizar e que permite naturalmente relacionar com construções,
analisar formas e observar objetos do cotidiano. Para tanto, acredita-se que no processo de
ensino e aprendizagem seja imprescindível incluir atividades em que os alunos, por meio da
manipulação e experimentos, se apropriem de forma mais significativa do conhecimento
envolvido, identificando formas geométricas de um objeto dado bem como, propriedades
envolvidas. Dessa forma, em particular, possam estabelecer conjecturas, resolvendo situações
problemas que envolvam o cálculo de áreas e de volumes, mas não, necessariamente, de modo
direto com aplicação de fórmulas para obtenção do resultado requerido. Diante disso, a
proposta deste trabalho baseia-se na elaboração e aplicação de uma sequência didática
envolvendo geometria espacial no Ensino Médio, especificamente no estudo de pirâmides e
cones. Assim acredita-se que este trabalho possa colaborar para um aprendizado menos
compartimentalizado por parte dos alunos, como normalmente, os livros didáticos
apresentam. Com este viés, optou-se pelo uso de materiais manipuláveis que demandam a
elaboração de construções geométricas tridimensionais onde o aluno possa por meio de
construções, estabelecer relações e explorar características de cada um dos sólidos envolvidos.
Nas atividades, também, foram explorados objetos do cotidiano para evidenciar aspectos
práticos da Geometria. A sequência didática foi aplicada em uma turma de terceiro ano do
Ensino Médio e neste trabalho é apresentado o seu planejamento, bem como a descrição das
intervenções realizadas, juntamente com a análise dos resultados provenientes dos
instrumentos utilizados para a coleta de dados. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |