Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFerreira, Inês Farias
dc.creatorLorenço, Franciele
dc.date.accessioned2019-04-12T15:06:48Z
dc.date.available2019-04-12T15:06:48Z
dc.date.issued2018-12-01
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16202
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractGeometry is one of the areas of Mathematics that contributes to the development of the ability to abstract, generalize and that naturally allows to relate to constructions, analyze forms and observe everyday objects. Therefore, it is believed that in the process of teaching and learning it is essential to include activities in which students, through manipulation and experiments, appropriate more meaningfully the knowledge involved, identifying geometric forms of a given object as well as properties involved. In this way, in particular, they can establish conjectures, solving situations that involve the calculation of areas and volumes, but not necessarily, directly with the application of formulas to obtain the required result. Therefore, the proposal of this work is based on the elaboration and application of a didactic sequence involving spatial geometry in High School, specifically in the study of pyramids and cones. Thus it is believed that this work can collaborate for a less compartmentalized learning on the part of the students, as usually the textbooks present. With this bias, we opted for the use of manipulable materials that require the elaboration of three-dimensional geometric constructions where the student can through constructions, establish relationships and explore characteristics of each of the solids involved. In the activities, objects of daily life were also explored to show practical aspects of Geometry. The didactic sequence was applied in a third year class of High School and in this work is presented its planning, as well as the description of the interventions performed, together with the analysis of the results from the instruments used for data collection.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCones generalizadospor
dc.subjectPirâmidespor
dc.subjectGeometria espacialpor
dc.subjectAtividades investigativaspor
dc.subjectGeneralized coneseng
dc.subjectPyramidseng
dc.subjectSpatial geometryeng
dc.subjectResearch activitieseng
dc.titleCones generalizados: uma abordagem no ensino médio por meio de atividades exploratóriaspor
dc.title.alternativeGeneralized cones: an approach to average education by exploratory activitieseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Gramado, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEnsino de Matemática no Ensino Médio, EaDpor
dc.description.resumoA Geometria é uma das áreas da Matemática que contribui para o desenvolvimento da capacidade de abstrair, generalizar e que permite naturalmente relacionar com construções, analisar formas e observar objetos do cotidiano. Para tanto, acredita-se que no processo de ensino e aprendizagem seja imprescindível incluir atividades em que os alunos, por meio da manipulação e experimentos, se apropriem de forma mais significativa do conhecimento envolvido, identificando formas geométricas de um objeto dado bem como, propriedades envolvidas. Dessa forma, em particular, possam estabelecer conjecturas, resolvendo situações problemas que envolvam o cálculo de áreas e de volumes, mas não, necessariamente, de modo direto com aplicação de fórmulas para obtenção do resultado requerido. Diante disso, a proposta deste trabalho baseia-se na elaboração e aplicação de uma sequência didática envolvendo geometria espacial no Ensino Médio, especificamente no estudo de pirâmides e cones. Assim acredita-se que este trabalho possa colaborar para um aprendizado menos compartimentalizado por parte dos alunos, como normalmente, os livros didáticos apresentam. Com este viés, optou-se pelo uso de materiais manipuláveis que demandam a elaboração de construções geométricas tridimensionais onde o aluno possa por meio de construções, estabelecer relações e explorar características de cada um dos sólidos envolvidos. Nas atividades, também, foram explorados objetos do cotidiano para evidenciar aspectos práticos da Geometria. A sequência didática foi aplicada em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio e neste trabalho é apresentado o seu planejamento, bem como a descrição das intervenções realizadas, juntamente com a análise dos resultados provenientes dos instrumentos utilizados para a coleta de dados.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto