Navegação por orientadores "Giordani, Estela Maris"
Itens para a visualização no momento 1-13 of 13
-
Abordagens metodológicas utilizadas nas monografias do curso de especialização em gestão educacional da Universidade Federal de Santa Maria, no período de 2001 a 2006
(2009-02-20)Objetivamos analisar, a partir das abordagens metodológicas, as implicações epistemológicas das monografias defendidas no Curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria, durante o ... -
Afetividade e relação professor-aluno na educação infantil
(2019-01-02)O presente trabalho faz uma reflexão sobre minhas experiências quanto a afetividade entre professor/aluno na educação infantil, que busca compreender o motivo pelo qual os alunos depositam tanto afeto para com o professor ... -
Formação docente como profissional da aprendizagem em programas de pós-graduação stricto sensu em administração: perspectivas à inovação educacional
(2023-02-10)A essência da universidade é a formação humana integral e o docente é o agente transformador, portanto, a pós-graduação tem papel fundamental na formação desse profissional, considerando a perspectiva de inovação ... -
A educação midiática e as tecnologias na escola
(2020-10-01)No contexto atual da nossa sociedade as tecnologias de informação e comunicação (TICs) vêm mudando a vida de quase todos. As TICs vêm se mostrando cada vez mais necessárias, ainda mais por estarmos passando por uma ... -
Atos agressivos de docentes em crianças da Educação Infantil e Anos Iniciais
(2021-04-15)O presente estudo problematiza as situações de atos agressivos cometidos por professores nas relações entre professores e alunos na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa delimitou os ... -
Avaliação institucional de egressos (alumni) no ensino superior: os programas de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
(2023-03-23)Os egressos são o legado das Instituições de Ensino Superior (IES) para a sociedade. Realizar seu acompanhamento é estratégico para a instituição diagnosticar a qualidade do ensino oferecido. O objetivo geral desta ... -
Seleção de professores temporários como estratégia na gestão da educação em municípios do Rio Grande do Sul
(2020-12-18)Esta pesquisa objetiva investigar como se configuram os processos de gestão de pessoas no recrutamento e seleção dos docentes temporários em Secretarias Municipais de Educação (SMED) do Estado do Rio Grande do Sul. A análise ... -
Pedagogia empresarial: a formação e atuação do pedagogo na empresa
(2020-10-01)Este trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia (noturno) da Universidade Federal de Santa Maria teve como tema “A formação e atuação do pedagogo na empresa”. Trouxe como objetivo geral: Entender a Pedagogia Empresarial ... -
Inovação na educação: autoralidade do aprendiz em uma plataforma educacional
(2023-05-24)A investigação problematiza a inovação no contexto de uma Plataforma Educacional. O objetivo da pesquisa é analisar se a Plataforma Educacional, na percepção de especialistas, possibilita práticas pedagógicas inovadoras ... -
Socialização das crianças após confinamento pandêmico: desafios e reflexões do retorno presencial
(2024-02-26)A socialização na educação infantil é parte essencial para o desenvolvimento integral das crianças, e com o isolamento social causado pela COVID-19 as crianças não tiveram a oportunidade de socializar entre pares. O ... -
Por que os adolescentes estão se transferindo para EJA?
(2020-10-01)A Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil percorreu uma longa trajetória, até ter a configuração do que conhecemos hoje, com o rebaixamento da idade mínima para o ingresso na EJA aumentou o número de jovens nesta ... -
Ontopsicologia e formação de pessoas na gestão sustentável do centro internacional de arte e cultura humanista Recanto Maestro/RS
(2010-05-07)A temática da sustentabilidade tem encontrado espaço nos estudos organizacionais ao se direcionar às ações de gestão empresarial na sociedade mundial. Nesse contexto, investiga-se uma realidade no interior do Estado do Rio ... -
Os desafios da prática pedagógica no estágio supervisionado em contexto escolar de vulnerabilidade social: um relato de experiência
(2023-09-26)O estágio supervisionado é uma etapa muito importante no curso de Pedagogia, porém, há muitas dúvidas em questão sobre quais desafios o acadêmico irá enfrentar. Este trabalho tem como objetivo, apresentar relatos de ...