xmlui.ArtifactBrowser.ConfigurableBrowse.title.metadata.advisor
Mostrando ítems 1-19 de 19
-
Inflação sob a perspectiva da educação financeira escolar nos anos finais do ensino fundamental
(2018-10-23)A Educação Financeira Escolar é um conjunto de estratégias e ações desenvolvidas dentro do ambiente escolar com o objetivo de convidar o aluno a refletir a partir de um pensamento matemático e multidisciplinar sobre ... -
Representações semióticas mobilizadas no estudo da área do círculo no ensino fundamental
(2017-10-04)Esta pesquisa objetiva analisar os registros de representação semiótica e as apreensões sequencial, perceptiva, discursiva e operatória mobilizadas por estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental no estudo da área do círculo. ... -
Registros de representação semiótica mobilizados no estudo de sistemas lineares no Ensino Médio
(2015-08-21)Esta pesquisa objetivou investigar o estudo de sistemas lineares por meio da coordenação das representações semióticas no 2º ano do Ensino Médio, em um Colégio de São Sepé/RS, durante o ano letivo de 2014. Para tanto, ... -
Vestígios da matemática no curso normal do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac em Santa Maria/RS: trajetórias, acervos e memórias
(2022-06-13)O objetivo desta pesquisa é apresentar reflexões sobre o ensino de matemática na trajetória do curso de formação de professores do IEEOB. Por meio de abordagem qualitativa que segue uma perspectiva histórica, a dissertação ... -
Registros de representação semiótica mobilizados na obtenção do volume de um cilindro: uma atividade orientada pelos princípios da modelagem matemática
(2017-08-30)A presente pesquisa tem como objetivo investigar se e como acadêmicos do curso de Matemática Licenciatura da UFSM mobilizam registros de representação semiótica ao explorarem o conceito de volume de combustível em um ... -
Geometria espacial de posição sob a ótica dos registros de representação semiótica: um estudo com licenciandos em matemática
(2019-08-27)Esta pesquisa tem por objetivo analisar tratamentos figurais mobilizados por licenciandos em Matemática ao estudar conceitos/conteúdos de Geometria Espacial de Posição. Para tal, adotou-se os pressupostos teóricos dos ... -
Uma análise de tarefas que envolvem interpretações de números racionais em uma escola pública de educação bilíngue para surdxs em Santa Maria/RS
(2019-08-28)Hoje em dia a educação de surdxs desenvolve-se a partir da perspectiva visual/espacial, com objetivo de possibilitar o acesso aos conceitos/conteúdos na Língua Brasileira de Sinais, tendo como preocupação respeitar a ... -
Área de figuras planas: uma análise de produções stricto sensu
(2020-08-20)O objetivo desta pesquisa é mapear e analisar produções stricto sensu da área de Ensino disponíveis no catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na Biblioteca ... -
Educação do campo: um olhar para situações socioeconômico-financeiras na educação matemática
(2022-10-26)Esta pesquisa objetiva analisar contextos explorados por situações socioeconômico-financeiras em produções e livros didáticos da Educação do Campo no âmbito da Educação Matemática. Para tanto, adota-se uma abordagem ... -
Indícios de relações com a matemática de pesquisadores em educação matemática
(2021-12-17)Esta pesquisa objetiva analisar relações com a matemática explicitadas por alguns pesquisadores vinculados a programas de pós-graduação que desenvolveram estudos sobre conceitos/conteúdos de matemática fundamentados na ... -
Análise discursiva das representações semióticas mobilizadas por licenciandos em matemática no ensino e na aprendizagem de funções
(2016-08-19)Este trabalho objetiva investigar a expansão discursiva dos registros de representação semiótica mobilizados por licenciandos em Matemática a partir de atividades envolvendo criptografia ao caracterizar funções afim, ... -
Conhecimentos sobre ensino de geometria em práticas componente curricular em um curso de licenciatura matemática
(2018-08-31)Este estudo objetiva identificar limites e possibilidades de componentes curriculares Prática de Ensino, evidenciados no desenvolvimento de conhecimentos necessários ao professor que ensina Matemática, em ... -
Curso de Matemática licenciatura/UFSM: uma análise de projetos pedagógicos (2013-2019)
(2022-09-13)O objetivo desta dissertação é compreender a estrutura curricular do Curso de Matemática/UFSM a partir de inter-relações entre conhecimentos pedagógicos e disciplinares no PPC 2013 e no PPC 2019. Por meio de uma abordagem ... -
Representações semióticas mobilizadas por licenciandos em Matemática ao tomar decisões diante de situações econômicofinanceiras
(2017-08-28)O presente trabalho tem por objetivo investigar a tomada de decisão de licenciandos em Matemática diante de situações econômico-financeiras, mobilizando registros de representação semiótica. Para tanto, realiza-se uma ... -
Raciocínio combinatório: uma meta-análise a partir dos registros de representação semiótica
(2016-08-24)O objetivo desta pesquisa é investigar se e como são empregados os registros de representação semiótica nas investigações stricto sensu produzidas por instituições brasileiras que abordam o desenvolvimento do raciocínio ... -
Matemática Financeira: uma meta-análise sob o ponto de vista dos registros de representação semiótica
(2016-08-26)Esta pesquisa objetiva fazer uma síntese de quatro investigações stricto sensu produzidas por instituições brasileiras que enfatizaram conceitos de Matemática Financeira desenvolvidas por meio de atividades didáticas com ... -
Surdez no contexto da educação matemática: um estudo sobre o conjunto dos números reais a partir de registros de representação semiótica e o tangram
(2019-08-27)A presente pesquisa objetiva investigar a mobilização de registros de representação semiótica relacionados ao conjunto dos números reais, a partir de tarefas realizadas por estudantes surdxs do 1º ano do Ensino Médio de ... -
Curso de Matemática Licenciatura/UFSM no período 2014 – 2019: uma análise a partir da perspectiva do desenvolvimento profissional no âmbito do PIBID
(2021-01-27)O objetivo desta dissertação é identificar aspectos do desenvolvimento profissional favorecidos na trajetória acadêmica de licenciados em Matemática (2014-2019), participantes do Pibid Matemática/UFSM, considerando ... -
Interpretações dos números racionais: uma análise no 7º ano do ensino fundamental
(2023-02-01)A presente pesquisa segue uma abordagem qualitativa, com objetivo de investigar entendimentos sobre interpretações de números racionais na representação fracionária, quando são propostas atividades que enfatizam registros ...