Navegação por orientadores "Richter, Marcos Gustavo"
Itens para a visualização no momento 1-19 of 19
-
Ensino de cultura e gêneros textuais: as crenças de uma aluna-professora de língua estrangeira
(2005-04-26)Este trabalho tem como objetivo verificar as crenças de uma acadêmica do Curso de Letras de uma universidade de Santa Maria já atuante no contexto de ensino de língua inglesa sobre práticas de ensino envolvendo cultura. ... -
Retratos da docência em textos de revista: expectativas, papel social e emancipação, um estudo comparativo entre letras e educação física
(2012-02-24)O estudo do papel social passa pela análise das estruturas de expectativas que o envolvem. Considerando que papéis sociais são feixes de expectativas que se ligam, em uma determinada sociedade, ao comportamento dos portadores ... -
O resgate da motivação do aluno: desafios para os professores de língua inglesa
(2002-08)Não foi possível inserir o resumo. -
Inglês, língua materna e informática na educação infantil: um esforço pela didática interdisciplinar
(2002-05-31)O trabalho investiga as estratégias ao integrar três áreas do conhecimento - língua inglesa, língua materna e informática, na Educação Infantil, no sentido de melhorar as habilidades lingüísticas das crianças multicognoscentes. ... -
A internet e a competência comunicativa na pós-alfabetização
(2002-04-29)O trabalho investiga o aprimoramento da competência de leitura e produção textual de crianças de uma 2ª série do ensino fundamental do Colégio Centenário - Escola de Ensino Fundamental e Médio, situado no município de ... -
Perguntas como estratégias de tutoramento no ensino de leitura em português para estrangeiros
(2008-01-25)Nas últimas décadas, estudiosos e pesquisadores da linguagem têm dedicado especial atenção ao ensino de línguas em geral. Muitas dessas pesquisas têm direcionado seus interesses para a análise de livros didáticos, visando ... -
Interferência do enquadramento de trabalho nas representações sobre o ensino de leitura no contexto de formação inicial docente sob o entendimento da teoria holística da atividade
(2012-03-01)Entender como acadêmicos em formação inicial de um Curso de Letras constroem suas representações sobre o ensino de leitura é considerado um caminho promissor para que ocorra a autoidentificação desses futuros professores ... -
A teoria holística da atividade e a constituição do papel docente na formação inicial do educador linguístico
(2017-12-12)Essa pesquisa tem por objetivo acompanhar discursivamente a construção do papel do educador linguístico em contexto de estágio, a partir de uma escuta supervisiva pautada na Teoria Holística da Atividade (THA). Tem como ... -
A aquisição dos conectores escritos em língua espanhola por acadêmicos do curso de letras segundo a Teoria Holística da Atividade
(2010-12-09)Este trabalho tem o objetivo de investigar a aquisição de conectores e a aquisição conceitual dessas categorias na escrita de acadêmicos de língua estrangeira. Para tanto, os licenciandos de um Curso de Letras, habilitação ... -
Crenças sobre o conceito e o papel da avaliação no ensino de língua estrangeira em um contexto de formação inicial: um estudo de caso
(2005-03-11)Este trabalho tem por objetivo investigar as crenças a respeito de avaliação de uma professora-acadêmica de um curso de línguas, de uma universidade pública, implementado dentro de uma iniciativa extensionista, e a relação ... -
O enquadramento profissional do educador linguístico no ensino presencial e a distância sob a perspectiva da teoria holística da atividade
(2016-12-12)O objetivo deste estudo é investigar de que modo três professoras de Língua Espanhola que atuam no ensino básico presencial e enquanto professoras/tutoras no ensino a distância em um curso de licenciatura em Letras Espanhol ... -
Alunos autores no ensino médio: (re) educação linguoliterária na teoria holística da atividade e instrumentalização docente através da pesquisa-ação
(2015-12-18)O estudo da parametrização de um instrumental didático de ensino interdependente de Língua e de Literatura para o Ensino Médio da Educação Básica perpassa pela sensibilização e autoria literária como pilotos de diretrizes ... -
O desenvolvimento profissional corresponsável na (re)estruturação da identidade docente em letras
(2019-08-30)Desenvolvimento Profissional Corresponsável (DPC) é o nome dado pela Teoria Holística da Atividade à sua proposta de formação inicial e continuada para profissionais de Letras. Trata-se de uma triangulação horizontalizada ... -
Um estudo dos fatores de atribuição em textos acadêmicos de Letras e Psicologia à luz da Teoria Holística da Atividade e da linguística de corpus
(2014-02-26)Este trabalho tem por objetivo investigar a constituição do papel social do professor de Letras contrapondo-o ao de uma profissão emancipada como a Psicologia, observando a assimetria interna dos sistemas alopoiéticos e ... -
O desenvolvimento profissional corresponsável na formação de professores de língua materna à luz da Teoria Holística da Atividade
(2017-02-15)Este estudo investiga o Desenvolvimento Profissional Corresponsável (DPC), especialmente, na formação do professor de Língua Materna (LM) à luz da Teoria Holística da Atividade (THA). O DPC consiste em uma concepção ... -
Aquisição do léxico em espanhol como língua estrangeira segundo a Teoria Holística da Atividade
(2010-12-09)A linguagem possibilita a comunicação entre os seres humanos e, segundo a teoria Vygotskyana, ela exerce duas funções importantes. Em um primeiro momento, ela exerce uma função interpessoal. Posteriormente, quando a linguagem ... -
Noticing e consciousness-raising na aquisição da escrita em língua materna
(2009-03-17)A competência em produção textual e a consciência sobre esse processo deve ser reflexo do trabalho realizado nos cursos de formação de professores, com o intuito de prepará-los não, apenas, para serem produtores de texto, ... -
Formação de conceitos de ensino de leitura em português como segunda língua
(2006-06-20)Esta tese objetivou investigar como se processa a formação de conceitos de ensino de leitura em português como segunda língua (PL2) em três professoras em formação inicial do Curso de Letras da UFSM. A fim de acompanhar o ... -
Análise das estratégias bottom-up em livros didáticos de português para estrangeiros segundo a teoria da atividade
(2008-02-12)Este trabalho tem como objetivo investigar como autores de livros didáticos de português para estrangeiros trabalham a habilidade de leitura no que se refere ao uso das estratégias bottom-up. A fim de verificar como se dá ...