Navegação por orientadores "Fajardo, Ricardo"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 25
-
A matemática nos anos finais do Ensino Fundamental: um estudo visando conhecer as principais dificuldades de ensino e aprendizagem em Cachoeira do Sul (RS)
(2017-08-17)Essa dissertação consiste da pesquisa de mestrado com o intuito de encontrar no cotidiano de sala de aula, possíveis indícios das dificuldades enfrentadas no processo de ensino e aprendizagem da Matemática nos anos finais ... -
Uma análise da contribuição do GeoGebra como recurso interativo para o estudo de áreas e volumes
(2017-08-31)Este trabalho partiu do objetivo em investigar e verificar o quanto applets produzidos com o software GeoGebra podem contribuir para tornar o cálculo de área e volume, das principais figuras estudadas durante a Educação ... -
Laboratório de ensino de matemática como estratégia de aprendizagem para as quatro operações aritméticas básicas
(2010-02-26)Diante de todas as mudanças que surgem com a passagem do segundo para o terceiro ciclo do Ensino fundamental, cabe a pergunta: os conceitos estudados nas séries iniciais podem ser considerados consolidados para todos ... -
Dinamismo e estaticidade: uma análise das tecnologias presentes em livros didáticos
(2019-01-10)Esta dissertação tem por objetivo analisar como os livros didáticos distribuídos pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático às escolas municipais urbanas do município de São Borja/RS incluem as tecnologias ... -
Reflexões sobre uma formação inicial de professores que ensinam matemática discutindo o conceito de ângulo
(2019-01-10)Este trabalho apresenta os movimentos de uma pesquisa de mestrado, desenvolvida no âmbito da Linha de Pesquisa 1: Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos, Históricos e Epistemológicos do Programa ... -
Análise de erros no ensino fundamental: uma transição do 5º para o 6º ano
(2015-08-26)As avaliações, em larga escala, realizadas no Brasil têm revelado que as médias de proficiência em Matemática vêm se mantendo baixas, tanto nas provas nacionais como estaduais. A influência da formação do professor sobre ... -
Educação escolar quilombola: a matemática presente em materiais publicados no site do Ministério da Educação
(2020-12-11)Esta pesquisa teve como objetivo principal analisar se e como o conteúdo matemático é abordado nos materiais publicados no site do Ministério da Educação, disponíveis na plataforma da modalidade educativa Educação Escolar ... -
Álgebra do ensino superior versus da escola básica: uma visão dos acadêmicos da Licenciatura em Matemática
(2022-01-31)O presente trabalho é um estudo de caso, qualitativo, que tem como objetivo pesquisar a respeito da relevância dos conteúdos das disciplinas que abordam anéis e grupos no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade ... -
O aspecto lúdico presente nos projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em Matemática no estado do Rio Grande do Sul
(2016-08-31)Em 2009, através do Projeto de Extensão “Matemágica na Sala de Aula”, foi possível ter contato com vários professores já licenciados em Matemática que buscavam para as suas aulas um viés lúdico. Após vários anos de dedicação ... -
Formação inicial do professor que ensina matemática nos anos iniciais no curso de pedagogia EAD
(2022-03-25)A presente pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM e tem como tema a formação do professor que ensina Matemática. Nesse ... -
Matemática e afetividade: relações e enunciações de acadêmicos e egressos dos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagodia da UFSM
(2023-12-05)A afetividade, ao estar imbricada no processo de ensino e aprendizagem, pode vir a melhorar o aprender e o gostar de Matemática. Considerando-se que, em qualquer nível de ensino, se trabalha com seres humanos em constante ... -
Um olhar voltado ao desenvolvimento do pensamento geométrico em alunos do ensino fundamental por meio de atividades práticas
(2015-07-16)O presente trabalho refere-se a uma pesquisa que buscou desenvolver o pensamento geométrico em alunos do 6º ano do Ensino Fundamental a partir de atividades práticas. A escola em que foi realizado esse trabalho pertence à ... -
Um estudo sobre ângulos: uma abordagem didática através de atividades
(2013-02-05)Esta monografia é uma abordagem didática sobre o ensino da Geometria, em específico sobre o estudo de ângulos. Nesta, pretende-se aliar a teoria e a prática ao ensino da matemática, baseando-se em uma reflexão sobre ... -
Análise comparativa do processo avaliativo desenvolvido nas disciplinas de Matemática em escolas do município de Júlio de Castilhos
(2010-12-16)O presente trabalho tem como objetivo principal relatar acerca das concepções dos professores de matemática no que diz respeito ao processo avaliativo. Através de uma pesquisa realizada em escolas do município de Júlio ... -
A utilização do geoplano no ensino de probabilidade geométrica: uma possibilidade para o ensino da matemática no ensino médio
(2016-05-14)O presente trabalho consiste numa aula experimental de Ensino de Probabilidade no Ensino Médio, com ênfase no conceito de Probabilidade Geométrica, usando o geoplano. O objetivo deste trabalho é mostrar as diferentes ... -
O GeoGebra e o estudo do ciclo trigonométrico e das funções seno e cosseno: possibilidades para o ensino de matemática no ensino médio
(2016-05-14)Para observar os benefícios que o uso do software Geogebra pode trazer para o processo de ensino e aprendizagem, para alunos do Ensino Médio, do Ciclo Trigonométrico e dos gráficos das Funções Seno e Cosseno. Este trabalho ... -
Expressão numérica: a hierarquia das quatro operações matemáticas
(2016-12-06)Para o desenvolvimento deste trabalho apresentamos na introdução alguns tópicos motivadores da pesquisa, bem como a sua problemática e justificativa. Esta dissertação tem como objetivo principal pesquisar as possíveis ... -
O uso do Código Braille como recurso para o ensino de análise combinatória no ensino médio
(2016-05-14)Minha proposta com o trabalho de conclusão é o desenvolvimento de atividades que motivem e provoquem interesse no professor e nos alunos com o conteúdo de Análise Combinatória no Ensino Médio. Preocupada em facilitar o ... -
Vozes e narrativas dos egressos 2019 da Licenciatura em Pedagogia diurno da UFSM sobre a formação inicial no contexto curricular das disciplinas de Educação Matemática
(2023-03-21)Essa proposta investigativa surgiu a partir de duas trajetórias, práticas e experienciais no decorrer da minha formação como Licenciada em Pedagogia. A primeira se trata do estágio curricular obrigatório vivenciado no ... -
O ensino de probabilidade geométrica com o auxílio de jogos: uma experiência para o ensino médio
(2016-05-14)A Probabilidade Geométrica possibilita associar os estudos de Probabilidade e noções geométricas, mas normalmente não é trabalhada nas aulas de Matemática do Ensino Médio. O objetivo deste trabalho é compreender em que ...