O ensino de probabilidade geométrica com o auxílio de jogos: uma experiência para o ensino médio
Resumo
A Probabilidade Geométrica possibilita associar os estudos de Probabilidade e noções
geométricas, mas normalmente não é trabalhada nas aulas de Matemática do Ensino Médio. O
objetivo deste trabalho é compreender em que medida o desenvolvimento de atividades
envolvendo a Probabilidade Geométrica e utilizando como recurso os jogos, contribui para a
aprendizagem matemática de alunos do primeiro ano do Ensino Médio. As atividades foram
desenvolvidas em uma escola pública do município de Santa Maria, com uma turma de
primeiro ano. Foram necessários quatro períodos de aula para o desenvolvimento das mesmas.
Como instrumento de coleta de dados foram utilizados dois questionários, um antes do
desenvolvimento das atividades e outro após. Os resultados evidenciaram que a maioria dos
alunos não conhecia a Probabilidade Geométrica, e que a atividade proposta possibilitou que
os estudantes utilizassem os conhecimentos geométricos que já dispunham para resolver
problemas de Probabilidade.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: