dc.contributor.advisor | Fajardo, Ricardo | |
dc.creator | Ritter, Denise | |
dc.date.accessioned | 2020-01-07T14:48:21Z | |
dc.date.available | 2020-01-07T14:48:21Z | |
dc.date.issued | 2016-05-14 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19307 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD, RS, 2016. | por |
dc.description.abstract | Geometric Probability enables to associate probability studies and geometric notions, but
usually is not studied in High School Math classes. The objective of this study is to
understand on what extent the development of activities involving the Geometric Probability
and using as resources the games, contributes to mathematics learning of students in the first
year of High School. The activities were developed in a public school in the city of Santa
Maria, with a group of first year. Were necessary four class periods for their development. As
data collection instrument used two questionnaires, one before the development of the
activities and another after. The results showed that most students did not know the
Geometric Probability, and that the proposed activity enabled students would use the
geometric knowledge that already had to solve probability problems. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Atividade | por |
dc.subject | Probabilidade geométrica | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Ensino médio | por |
dc.subject | Activity | eng |
dc.subject | Geometric probability | eng |
dc.subject | Learning | eng |
dc.subject | High school | eng |
dc.title | O ensino de probabilidade geométrica com o auxílio de jogos: uma experiência para o ensino médio | por |
dc.title.alternative | The teching of probability with the aid of geometric games: an experience for secondary education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD | por |
dc.description.resumo | A Probabilidade Geométrica possibilita associar os estudos de Probabilidade e noções
geométricas, mas normalmente não é trabalhada nas aulas de Matemática do Ensino Médio. O
objetivo deste trabalho é compreender em que medida o desenvolvimento de atividades
envolvendo a Probabilidade Geométrica e utilizando como recurso os jogos, contribui para a
aprendizagem matemática de alunos do primeiro ano do Ensino Médio. As atividades foram
desenvolvidas em uma escola pública do município de Santa Maria, com uma turma de
primeiro ano. Foram necessários quatro períodos de aula para o desenvolvimento das mesmas.
Como instrumento de coleta de dados foram utilizados dois questionários, um antes do
desenvolvimento das atividades e outro após. Os resultados evidenciaram que a maioria dos
alunos não conhecia a Probabilidade Geométrica, e que a atividade proposta possibilitou que
os estudantes utilizassem os conhecimentos geométricos que já dispunham para resolver
problemas de Probabilidade. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |