dc.contributor.advisor | Link, Dionisio | |
dc.creator | Abreu, Lisandra Saldanha de | |
dc.date.accessioned | 2015-09-16T14:21:18Z | |
dc.date.available | 2015-09-16T14:21:18Z | |
dc.date.issued | 2004-09-17 | |
dc.date.submitted | 2004 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1019 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2004. | por |
dc.description.abstract | The present work is constituted in a reflection proposal about the handling,
packaging and final destination of the empty packings of pesticides as variable of
Environmental Education, that took place at the Municipal School of Fundamental
Teaching João Frederico Savegnago located in the municipal district of Silveira Martins.
This proposed moments of discussion in classroom through interdisciplinary works and
lectures. To look for a theoretical referencial on the subject it was done necessary a
revision of the literature related with the Environmental Education, ethics, sustainability
and pesticides. The methodology used for the development of this project was based in
the qualitative approach of the rechearch which was composed by several encounters.
Initially a meeting was accomplished with the director of the school to discover the
interest of the institution in participating in the project, soon soon afterwards took place
another one, now with the teachers with the intention of touching them as the importance
of the environmental component in classroom, and of the interest in working in an
interdisciplinary way this subject. In another moment it was decided which the groups
would do part of the project. Chosen the groups was asked to the students would be
willing do her part of the proposal, and that way would like to work this subject in the
several disciplines. Through the students' suggestions other encounter was accomplished
in order to if plans the activities worked out and inside of the classroom in agreement
with the possibilities of the school and of the teachers. Starting from this moment they
began the interdisciplinary works that counted with the teachers' collaboration involved in
the project. The measure that the work grew the teachers discussed on the repercussion of
the developed proposal. With the end of the project the teachers ended that to work the.
Environmental Education it is a constant challenge, where the school is defined as an
opportunity of building with the students and the community, knowledge, new postures,
concepts and values so that she can demand coherent environmental politics with the
community's reality. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Meio ambiente | por |
dc.subject | Embalagens vazias | por |
dc.subject | Embalagens de agrotóxicos | por |
dc.subject | Acondicionamento de embalagens | por |
dc.subject | Manuseio de embalagens | por |
dc.title | Uma reflexão sobre o manuseio e acondicionamento de embalagens de agrotóxicos como variável de educação ambiental: na 7ª e 8ª séries do ensino fundamental | por |
dc.title.alternative | A reflection on the handling and packaging of empty packings of pesticides as variable of environmental education: in the 7th and 8th series of the fundamental teaching | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho constitui-se em uma proposta de reflexão sobre o manuseio,
acondicionamento e destinação final das embalagens vazias de agrotóxicos como variável
de Educação Ambiental, que realizou-se na Escola Municipal de Ensino Fundamental
João Frederico Savegnago localizada no município de Silveira Martins. Esta proposta
oportunizou momentos de discussão em sala de aula através de trabalhos
interdisciplinares e palestras. Para buscar um referencial teórico sobre o assunto se fez
necessário uma revisão da literatura relacionada com a Educação Ambiental,
interdisciplinaridade, ética, sustentabilidade e agrotóxicos. A metodologia utilizada para o
desenvolvimento deste projeto fundamentou-se na abordagem qualitativa da pesquisa,o
qual foi composto por vários encontros. Inicialmente foi realizada uma reunião com a
diretora da escola para averiguar o interesse da instituição em participar do projeto, logo
em seguida realizou-se uma outra, agora com os professores com o intuito de sensibilizálos
quanto a importância do componente ambiental em sala de aula, e do interesse em
trabalhar de forma interdisciplinar esta questão. Num outro momento foi decidido quais
as turmas fariam parte do projeto. Escolhidas as turmas foi perguntado aos alunos se
estariam dispostos a fazerem parte da proposta, e de que modo gostariam de trabalhar este
assunto nas diversas disciplinas. Através das sugestões dos alunos foi realizada outro
encontro a fim de se planejar as atividades trabalhadas fora e dentro da sala de aula de
acordo com as possibilidades da escola e dos professores. A partir deste momento
começaram os trabalhos interdisciplinares que contaram com a colaboração das
professoras envolvidas no projeto. A medida que o trabalho se desenvolvia os
professores discutiam sobre a repercussão da proposta desenvolvida. Com o término do
projeto os professores concluíram que trabalhar a Educação Ambiental é um constante
desafio, onde a escola se define como uma oportunidade de construir com os alunos e a
comunidade, conhecimento, novas posturas, conceitos e valores para que se possam
reivindicar políticas ambientais coerentes com a realidade da comunidade. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |