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dc.contributor.advisorLink, Dionisio
dc.creatorAbreu, Lisandra Saldanha de
dc.date.accessioned2015-09-16T14:21:18Z
dc.date.available2015-09-16T14:21:18Z
dc.date.issued2004-09-17
dc.date.submitted2004
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1019
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2004.por
dc.description.abstractThe present work is constituted in a reflection proposal about the handling, packaging and final destination of the empty packings of pesticides as variable of Environmental Education, that took place at the Municipal School of Fundamental Teaching João Frederico Savegnago located in the municipal district of Silveira Martins. This proposed moments of discussion in classroom through interdisciplinary works and lectures. To look for a theoretical referencial on the subject it was done necessary a revision of the literature related with the Environmental Education, ethics, sustainability and pesticides. The methodology used for the development of this project was based in the qualitative approach of the rechearch which was composed by several encounters. Initially a meeting was accomplished with the director of the school to discover the interest of the institution in participating in the project, soon soon afterwards took place another one, now with the teachers with the intention of touching them as the importance of the environmental component in classroom, and of the interest in working in an interdisciplinary way this subject. In another moment it was decided which the groups would do part of the project. Chosen the groups was asked to the students would be willing do her part of the proposal, and that way would like to work this subject in the several disciplines. Through the students' suggestions other encounter was accomplished in order to if plans the activities worked out and inside of the classroom in agreement with the possibilities of the school and of the teachers. Starting from this moment they began the interdisciplinary works that counted with the teachers' collaboration involved in the project. The measure that the work grew the teachers discussed on the repercussion of the developed proposal. With the end of the project the teachers ended that to work the. Environmental Education it is a constant challenge, where the school is defined as an opportunity of building with the students and the community, knowledge, new postures, concepts and values so that she can demand coherent environmental politics with the community's reality.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectMeio ambientepor
dc.subjectEmbalagens vaziaspor
dc.subjectEmbalagens de agrotóxicospor
dc.subjectAcondicionamento de embalagenspor
dc.subjectManuseio de embalagenspor
dc.titleUma reflexão sobre o manuseio e acondicionamento de embalagens de agrotóxicos como variável de educação ambiental: na 7ª e 8ª séries do ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeA reflection on the handling and packaging of empty packings of pesticides as variable of environmental education: in the 7th and 8th series of the fundamental teachingeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoO presente trabalho constitui-se em uma proposta de reflexão sobre o manuseio, acondicionamento e destinação final das embalagens vazias de agrotóxicos como variável de Educação Ambiental, que realizou-se na Escola Municipal de Ensino Fundamental João Frederico Savegnago localizada no município de Silveira Martins. Esta proposta oportunizou momentos de discussão em sala de aula através de trabalhos interdisciplinares e palestras. Para buscar um referencial teórico sobre o assunto se fez necessário uma revisão da literatura relacionada com a Educação Ambiental, interdisciplinaridade, ética, sustentabilidade e agrotóxicos. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste projeto fundamentou-se na abordagem qualitativa da pesquisa,o qual foi composto por vários encontros. Inicialmente foi realizada uma reunião com a diretora da escola para averiguar o interesse da instituição em participar do projeto, logo em seguida realizou-se uma outra, agora com os professores com o intuito de sensibilizálos quanto a importância do componente ambiental em sala de aula, e do interesse em trabalhar de forma interdisciplinar esta questão. Num outro momento foi decidido quais as turmas fariam parte do projeto. Escolhidas as turmas foi perguntado aos alunos se estariam dispostos a fazerem parte da proposta, e de que modo gostariam de trabalhar este assunto nas diversas disciplinas. Através das sugestões dos alunos foi realizada outro encontro a fim de se planejar as atividades trabalhadas fora e dentro da sala de aula de acordo com as possibilidades da escola e dos professores. A partir deste momento começaram os trabalhos interdisciplinares que contaram com a colaboração das professoras envolvidas no projeto. A medida que o trabalho se desenvolvia os professores discutiam sobre a repercussão da proposta desenvolvida. Com o término do projeto os professores concluíram que trabalhar a Educação Ambiental é um constante desafio, onde a escola se define como uma oportunidade de construir com os alunos e a comunidade, conhecimento, novas posturas, conceitos e valores para que se possam reivindicar políticas ambientais coerentes com a realidade da comunidade.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental [190]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

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