Um recorte do ensino de geometria espacial em uma perspectiva sócio-crítica utilizando a temática embalagens de leite
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Data
2016-05-14Autor
Mello, Leila Inês Pagliarini de
Metadata
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Este trabalho apresenta o relato de uma experiência desenvolvida com alunos do
terceiro ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual do município de Canoas,
localizada na região metropolitana do estado do Rio Grande do Sul. O objetivo desta
prática foi estabelecer relações entre os conceitos elementares e caracterizações de
superfícies poliédricas, de modo a conectar a teoria e os diferentes tipos de embalagens
de um mesmo produto, no estudo sobre a geometria espacial. Construiu-se uma
sequência didática que contemplasse a investigação das vantagens e desvantagens das
mudanças nas embalagens de leite, analisando e refletindo criticamente estas mudanças.
A metodologia usada na investigação foi a Modelagem Matemática, pois ela
possibilitou um ambiente de aprendizagem no qual os alunos tiveram a oportunidade de
realizar um trabalho investigativo que permitiu estabelecer a relação entre a matemática
e a realidade. Entende-se que, baseados na investigação e reflexão, foi possível construir
com os alunos conceitos de área e volume de sólidos prismáticos de forma
contextualizada, fazendo com que eles expressassem seus pensamentos. Os alunos
estabeleceram relações entre o formato da embalagem e o custo final e, desta forma,
adquiriram subsídios necessários para tomada de decisões, enquanto clientes, quando da
compra de produtos em relação à escolha da embalagem.
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