Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRoos, Liane Teresinha Wendling
dc.creatorMello, Leila Inês Pagliarini de
dc.date.accessioned2019-01-14T11:40:31Z
dc.date.available2019-01-14T11:40:31Z
dc.date.issued2016-05-14
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15338
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD, RS, 2016.por
dc.description.abstractThis paper presents the report of an experience developed with students of the third year of High School in a public school of Canoas, located in the metropolitan region of Rio Grande do Sul state. The purpose of this practice was to establish relations between the elementary concepts and characterizations of polyhedral surfaces, so as to connect theory and different types of packaging of the same product, the study of spatial geometry. It was built a didactic sequence contemplating the investigation of the advantages and disadvantages of changes in milk packaging, analyzing and critically reflecting these changes. The methodology used in the research was the Mathematical Modeling for it allowed a learning environment in which students had the opportunity to carry out investigative work which established the relationship between mathematics and reality. It is understood that, based on the investigation and reflection, it was possible to build on with students the concepts of area and volume of prismatic solids in a contextualized way, making them express their thoughts on this research and its reflection. It is believed that students established relations between the shape of the packing and the final cost and thus acquire necessary support for decisions, while customers when purchasing products in relation to the choice of packaging.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGeometria espacialpor
dc.subjectEmbalagens de leitepor
dc.subjectModelagem matemáticapor
dc.subjectSpatial geometryeng
dc.subjectMilk packagingeng
dc.subjectMathematical modelingeng
dc.titleUm recorte do ensino de geometria espacial em uma perspectiva sócio-crítica utilizando a temática embalagens de leitepor
dc.title.alternativeThe teaching of spatial geometry in a socio critical perspective through the theme of milk packagingeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São Francisco de Paula, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEnsino de Matemática no Ensino Médio, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta o relato de uma experiência desenvolvida com alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual do município de Canoas, localizada na região metropolitana do estado do Rio Grande do Sul. O objetivo desta prática foi estabelecer relações entre os conceitos elementares e caracterizações de superfícies poliédricas, de modo a conectar a teoria e os diferentes tipos de embalagens de um mesmo produto, no estudo sobre a geometria espacial. Construiu-se uma sequência didática que contemplasse a investigação das vantagens e desvantagens das mudanças nas embalagens de leite, analisando e refletindo criticamente estas mudanças. A metodologia usada na investigação foi a Modelagem Matemática, pois ela possibilitou um ambiente de aprendizagem no qual os alunos tiveram a oportunidade de realizar um trabalho investigativo que permitiu estabelecer a relação entre a matemática e a realidade. Entende-se que, baseados na investigação e reflexão, foi possível construir com os alunos conceitos de área e volume de sólidos prismáticos de forma contextualizada, fazendo com que eles expressassem seus pensamentos. Os alunos estabeleceram relações entre o formato da embalagem e o custo final e, desta forma, adquiriram subsídios necessários para tomada de decisões, enquanto clientes, quando da compra de produtos em relação à escolha da embalagem.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto