dc.contributor.advisor | Roos, Liane Teresinha Wendling | |
dc.creator | Mello, Leila Inês Pagliarini de | |
dc.date.accessioned | 2019-01-14T11:40:31Z | |
dc.date.available | 2019-01-14T11:40:31Z | |
dc.date.issued | 2016-05-14 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15338 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD, RS, 2016. | por |
dc.description.abstract | This paper presents the report of an experience developed with students of the third year
of High School in a public school of Canoas, located in the metropolitan region of Rio
Grande do Sul state. The purpose of this practice was to establish relations between the
elementary concepts and characterizations of polyhedral surfaces, so as to connect
theory and different types of packaging of the same product, the study of spatial
geometry. It was built a didactic sequence contemplating the investigation of the
advantages and disadvantages of changes in milk packaging, analyzing and critically
reflecting these changes. The methodology used in the research was the Mathematical
Modeling for it allowed a learning environment in which students had the opportunity to
carry out investigative work which established the relationship between mathematics
and reality. It is understood that, based on the investigation and reflection, it was
possible to build on with students the concepts of area and volume of prismatic solids in
a contextualized way, making them express their thoughts on this research and its
reflection. It is believed that students established relations between the shape of the
packing and the final cost and thus acquire necessary support for decisions, while
customers when purchasing products in relation to the choice of packaging. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Geometria espacial | por |
dc.subject | Embalagens de leite | por |
dc.subject | Modelagem matemática | por |
dc.subject | Spatial geometry | eng |
dc.subject | Milk packaging | eng |
dc.subject | Mathematical modeling | eng |
dc.title | Um recorte do ensino de geometria espacial em uma perspectiva sócio-crítica utilizando a temática embalagens de leite | por |
dc.title.alternative | The teaching of spatial geometry in a socio critical perspective through the theme of milk packaging | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São Francisco de Paula, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta o relato de uma experiência desenvolvida com alunos do
terceiro ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual do município de Canoas,
localizada na região metropolitana do estado do Rio Grande do Sul. O objetivo desta
prática foi estabelecer relações entre os conceitos elementares e caracterizações de
superfícies poliédricas, de modo a conectar a teoria e os diferentes tipos de embalagens
de um mesmo produto, no estudo sobre a geometria espacial. Construiu-se uma
sequência didática que contemplasse a investigação das vantagens e desvantagens das
mudanças nas embalagens de leite, analisando e refletindo criticamente estas mudanças.
A metodologia usada na investigação foi a Modelagem Matemática, pois ela
possibilitou um ambiente de aprendizagem no qual os alunos tiveram a oportunidade de
realizar um trabalho investigativo que permitiu estabelecer a relação entre a matemática
e a realidade. Entende-se que, baseados na investigação e reflexão, foi possível construir
com os alunos conceitos de área e volume de sólidos prismáticos de forma
contextualizada, fazendo com que eles expressassem seus pensamentos. Os alunos
estabeleceram relações entre o formato da embalagem e o custo final e, desta forma,
adquiriram subsídios necessários para tomada de decisões, enquanto clientes, quando da
compra de produtos em relação à escolha da embalagem. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |