Ressignificando as inteligências múltiplas na educação

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Data
2005-03-15Autor
Andrade, Rosemarí Oliveira de
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Mostrar registro completoResumo
A presente pesquisa bibliográfica busca estudar a teoria das inteligências múltiplas e sua aplicabilidade na educação, comprovando que o seu conhecimento pode trazer significativas mudanças para nós educadores, educandos, pais... e demais profissionais e entre eles o psicopedagogo. A teoria surgiu como uma crítica à psicometria padrão, que valorizava através de testes de QI, apenas duas inteligências: A Lógico-matemática e Lingüística. Desta forma ampliou-se o conceito de inteligência, que em sua opinião pode ser definida como um potencial biopsicológico para processar informações, que pode ser ativado num cenário cultural para solucionar problemas ou criar produtos que sejam valorizados numa cultura , estabelecendo critérios para que uma inteligência seja considerada como tal, desde sua manifestação em grupos culturais até a localização de sua área no cérebro; identificando atualmente as seguintes inteligências: Lingüística ou Verbal, Musical, Lógico-matemática, Espacial, Cinestésico-corporal, Naturalista, Interpessoal, Intra-pessoal, sendo que a Espiritual/Existencial (como meia inteligência alguns critérios ainda estão sendo pesquisados). Sendo que os pontos fundamentais da teoria são: número de competências não é definitivo nem central, fundamental é o caráter múltiplo. As inteligências interagem; A inteligência não é única e não pode ser medida. Considera diferenças, não rotula, padroniza ou mede habilidades. Enfim, neste novo cenário das Inteligências Múltiplas, o professor ocupa novamente seu papel como presença importante e fundamental, resgatando a mais importante das profissões que é ser educador, na sua missão de estimulador da inteligência e agente orientador da felicidade rumo a uma educação pela compreensão, para cidadania para bom, o belo e o verdadeiro. A teoria das Inteligências Múltiplas, propõe novas perspectivas de avaliação, permitindo a educandos realizações pessoais em várias áreas do saber, ampliando assim múltiplas possibilidades em educação.
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