Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMarquezan, Lorena Ines Peterini
dc.creatorAndrade, Rosemarí Oliveira de
dc.date.accessioned2015-09-18T13:26:31Z
dc.date.available2015-09-18T13:26:31Z
dc.date.issued2005-03-15
dc.date.submitted2005
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1029
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação com ênfase em Psicopedagogia Institucional, RS, 2005.por
dc.description.abstractThe present bibliographical research search to study the theory of the multiple intelligences and its applicability in the education, checking that its knowledge can bring significant changes for us educators, studentes, parents... and other professionals, among them psychopedagogue. The thory appeared as a critic to the standard psychometria, that it valued through tests of QI, just two intelligences: The Logical-mathematics and Linguistics. Of this way, the concept of intelligence was enlarged, that in its opinion can be defined as " a potential biopsychological process information, that it can be activated in a cultural scenery to solve problems or to create products that are valued in a culture ", establishing criterious so that an intelligence is considered as such, from its manifestation in cultural groups until the location of its area in the brain; identifying the following intelligences now: Linguistics or Verbal, Musical, Logical-mathematics, Space, Cinestesycal-corporal, Naturalistic, Interpersonal, Intra-personal, and Espiritual/Existencial (as stocking intelligence some approaches are still being researched). Because some criterious are still being researched and the fundamental points of the theory are: number of competences is not definitive neither central, fundamental it is the multiple character. The intelligences interact; The intelligence is not only and it cannot be measured. It considers differences, it doesn't label, it standardizes or it measures abilities. Finally, in this new scenery of the Multiple Intelligences, the teacher occupies its role again as important and fundamental presence, rescuing the most important of the professions that is to be educating, in its mission of stimulater of the intelligence and agent orientater agent of the happiness heading for an education for the understanding, for the citizenship for good, the beautiful and the true. The theory of the Multiple Intelligences, proposes new evaluation perspectives, allowing the students accomplishments in several areas of the knowledge, enlarging like this multiple possibilities in education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectInteligência múltiplapor
dc.titleRessignificando as inteligências múltiplas na educaçãopor
dc.title.alternativeResignifying the multiple inteligences in the educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação com ênfase em Psicopedagogia Institucionalpor
dc.description.resumoA presente pesquisa bibliográfica busca estudar a teoria das inteligências múltiplas e sua aplicabilidade na educação, comprovando que o seu conhecimento pode trazer significativas mudanças para nós educadores, educandos, pais... e demais profissionais e entre eles o psicopedagogo. A teoria surgiu como uma crítica à psicometria padrão, que valorizava através de testes de QI, apenas duas inteligências: A Lógico-matemática e Lingüística. Desta forma ampliou-se o conceito de inteligência, que em sua opinião pode ser definida como um potencial biopsicológico para processar informações, que pode ser ativado num cenário cultural para solucionar problemas ou criar produtos que sejam valorizados numa cultura , estabelecendo critérios para que uma inteligência seja considerada como tal, desde sua manifestação em grupos culturais até a localização de sua área no cérebro; identificando atualmente as seguintes inteligências: Lingüística ou Verbal, Musical, Lógico-matemática, Espacial, Cinestésico-corporal, Naturalista, Interpessoal, Intra-pessoal, sendo que a Espiritual/Existencial (como meia inteligência alguns critérios ainda estão sendo pesquisados). Sendo que os pontos fundamentais da teoria são: número de competências não é definitivo nem central, fundamental é o caráter múltiplo. As inteligências interagem; A inteligência não é única e não pode ser medida. Considera diferenças, não rotula, padroniza ou mede habilidades. Enfim, neste novo cenário das Inteligências Múltiplas, o professor ocupa novamente seu papel como presença importante e fundamental, resgatando a mais importante das profissões que é ser educador, na sua missão de estimulador da inteligência e agente orientador da felicidade rumo a uma educação pela compreensão, para cidadania para bom, o belo e o verdadeiro. A teoria das Inteligências Múltiplas, propõe novas perspectivas de avaliação, permitindo a educandos realizações pessoais em várias áreas do saber, ampliando assim múltiplas possibilidades em educação.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação [46]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação

Mostrar registro simples