Formação continuada de professores: reflexões e ações
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Data
2006-07-25Autor
Alves, Marister Oliveira da Silva
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O presente trabalho tem como intenção refletir a respeito da formação dos professores, abrangendo a inicial e, especialmente, a continuada. Para tanto foi realizada uma retrospectiva histórica do assunto na educação brasileira, a partir do século XIX, e foram abordadas algumas questões sobre a problemática no momento atual. Através de um suporte teórico apoiado em pesquisadores que tratam do tema, foram construídas idéias sobre a formação inicial e continuada e abordados aspectos referentes ao professor reflexivo, seu vínculo com a formação continuada, o que facilita a análise da prática e a busca de soluções para situações problemáticas do cotidiano escolar. Para aproximar a teoria da prática foi realizado um estudo de caso em uma Escola do Ensino Fundamental que atende crianças da Educação Infantil até a 4ª série e apresenta uma experiência inovadora em termos de educação continuada. Foi aplicado um questionário a professores atuantes no ensino escolar e universitário, abordando questões sobre formação continuada. Os resultados indicam maneiras de realizá-la que visam o aperfeiçoamento individual e coletivo dos envolvidos na educação e, ao mesmo tempo, que instigam os professores a refletirem sobre suas práticas e a produzirem narrativas sobre suas vivências em sala de aula.