Importância da formação continuada no contexto da educação inclusiva
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Data
2007Autor
Andrade, Eliane Cristina Corrêa de
Metadata
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O presente artigo visa explicitar a importância da formação continuada para
professores no contexto da educação inclusiva. Busca também, conhecer os
pressupostos da educação inclusiva, pontuando os desafios na formação de
professores, a serem enfrentados e superados no exercício da prática, com enfoque
voltado para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Como
aporte teórico para o desenvolvimento da pesquisa bibliográfica foram utilizadas
leituras de autores relacionados à educação inclusiva, tais como Dutra (2006),
Freitas (2006), Rosa (2004/2005), Alves (2006), Tilstone (1998), Bassols (2003),
Mantoan (1997/2006), Carvalho (2006), Pimenta (1994). A partir deste trabalho
constatou-se que o que se deseja, afinal, são professores reflexivos e críticos, com
um conhecimento satisfatório das questões relacionadas ao ensino e à
aprendizagem e em contínuo processo de inclusão, além de autônomos e
competentes para desenvolver o trabalho inclusivo. Visto que todos os educadores
devem conhecer e compreender em maior profundidade para agir com mais
qualidade e eficiência. Sendo indiscutível que a eficácia da formação depende
essencialmente da atitude do professor, de compreender-se como alguém que, por
profissão, precisa estar em contínua formação. E, que a escola seja espaço
formativo do professor. Este deve ser o verdadeiro objetivo.