dc.contributor.advisor | Freitas, Soraia Napoleão | |
dc.creator | Andrade, Eliane Cristina Corrêa de | |
dc.date.accessioned | 2015-09-22T14:43:29Z | |
dc.date.available | 2015-09-22T14:43:29Z | |
dc.date.issued | 2007 | |
dc.date.submitted | 2007 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1039 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, RS, 2007. | por |
dc.description.abstract | The present article seeks explicitar the importance of the continuous formation for
teachers in the context of the inclusive education. He/she also looks for, to know the
presuppositions of the inclusive education, punctuating the challenges in the
teachers' formation, the they be faced and overcome in the exercise of the practice,
with focus gone back to the students' inclusion with special education needs. As
theoretical contribution for the development of the bibliographical research readings of
authors related to the inclusive education were used, such like Dutra (2006), Freitas
(2006), Rose (2004/2005), Alves (2006), Tilstone (1998), Bassols (2003), Mantoan
(1997/2006), Carvalho (2006), Pepper (1994). Starting from this work it was verified that
what wants she, after all, are reflexive and critical teachers, with a satisfactory
knowledge of the subjects related to the teaching and to the learning and in
continuous inclusion process, besides autonomous and competent to develop the
inclusive work. Because all the educators should know and to understand in larger
depth to act with more quality and efficiency. Being unquestionable that the
effectiveness of the formation depends essentially on the teacher's attitude, of
understanding as somebody that, for profession, he/she needs to be in continuous
formation. And, that the school is the teacher's formative space. This should be the
true objective. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação inclusiva | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Formação continuada | por |
dc.title | Importância da formação continuada no contexto da educação inclusiva | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | São Borja, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos | por |
dc.description.resumo | O presente artigo visa explicitar a importância da formação continuada para
professores no contexto da educação inclusiva. Busca também, conhecer os
pressupostos da educação inclusiva, pontuando os desafios na formação de
professores, a serem enfrentados e superados no exercício da prática, com enfoque
voltado para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Como
aporte teórico para o desenvolvimento da pesquisa bibliográfica foram utilizadas
leituras de autores relacionados à educação inclusiva, tais como Dutra (2006),
Freitas (2006), Rosa (2004/2005), Alves (2006), Tilstone (1998), Bassols (2003),
Mantoan (1997/2006), Carvalho (2006), Pimenta (1994). A partir deste trabalho
constatou-se que o que se deseja, afinal, são professores reflexivos e críticos, com
um conhecimento satisfatório das questões relacionadas ao ensino e à
aprendizagem e em contínuo processo de inclusão, além de autônomos e
competentes para desenvolver o trabalho inclusivo. Visto que todos os educadores
devem conhecer e compreender em maior profundidade para agir com mais
qualidade e eficiência. Sendo indiscutível que a eficácia da formação depende
essencialmente da atitude do professor, de compreender-se como alguém que, por
profissão, precisa estar em contínua formação. E, que a escola seja espaço
formativo do professor. Este deve ser o verdadeiro objetivo. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |