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dc.contributor.advisorFreitas, Soraia Napoleão
dc.creatorAndrade, Eliane Cristina Corrêa de
dc.date.accessioned2015-09-22T14:43:29Z
dc.date.available2015-09-22T14:43:29Z
dc.date.issued2007
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1039
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, RS, 2007.por
dc.description.abstractThe present article seeks explicitar the importance of the continuous formation for teachers in the context of the inclusive education. He/she also looks for, to know the presuppositions of the inclusive education, punctuating the challenges in the teachers' formation, the they be faced and overcome in the exercise of the practice, with focus gone back to the students' inclusion with special education needs. As theoretical contribution for the development of the bibliographical research readings of authors related to the inclusive education were used, such like Dutra (2006), Freitas (2006), Rose (2004/2005), Alves (2006), Tilstone (1998), Bassols (2003), Mantoan (1997/2006), Carvalho (2006), Pepper (1994). Starting from this work it was verified that what wants she, after all, are reflexive and critical teachers, with a satisfactory knowledge of the subjects related to the teaching and to the learning and in continuous inclusion process, besides autonomous and competent to develop the inclusive work. Because all the educators should know and to understand in larger depth to act with more quality and efficiency. Being unquestionable that the effectiveness of the formation depends essentially on the teacher's attitude, of understanding as somebody that, for profession, he/she needs to be in continuous formation. And, that the school is the teacher's formative space. This should be the true objective.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.titleImportância da formação continuada no contexto da educação inclusivapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSão Borja, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdospor
dc.description.resumoO presente artigo visa explicitar a importância da formação continuada para professores no contexto da educação inclusiva. Busca também, conhecer os pressupostos da educação inclusiva, pontuando os desafios na formação de professores, a serem enfrentados e superados no exercício da prática, com enfoque voltado para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Como aporte teórico para o desenvolvimento da pesquisa bibliográfica foram utilizadas leituras de autores relacionados à educação inclusiva, tais como Dutra (2006), Freitas (2006), Rosa (2004/2005), Alves (2006), Tilstone (1998), Bassols (2003), Mantoan (1997/2006), Carvalho (2006), Pimenta (1994). A partir deste trabalho constatou-se que o que se deseja, afinal, são professores reflexivos e críticos, com um conhecimento satisfatório das questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem e em contínuo processo de inclusão, além de autônomos e competentes para desenvolver o trabalho inclusivo. Visto que todos os educadores devem conhecer e compreender em maior profundidade para agir com mais qualidade e eficiência. Sendo indiscutível que a eficácia da formação depende essencialmente da atitude do professor, de compreender-se como alguém que, por profissão, precisa estar em contínua formação. E, que a escola seja espaço formativo do professor. Este deve ser o verdadeiro objetivo.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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