A percepção dos educadores sobre as altas habilidades e a possibilidade de atendimento ao aluno superdotado no ensino regular
Abstract
O artigo apresenta a pesquisa desenvolvida sobre a percepção dos educadores
sobre altas habilidades e possibilidades de atendimento ao aluno superdotado,
apontando para a implantação de um programa de enriquecimento para toda escola.
Além de investigar a percepção dos educadores, relacionando-a ao atendimento
educacional especializado, o estudo objetiva expandir e generalizar, analiticamente,
a percepção dos educadores sobre as altas habilidades. Pelo conhecimento dos
fenômenos da escola, associado ao desejo de compreendê-los, preservando as
características significativas dos acontecimentos da realidade escolar, a estratégia
de pesquisa utilizada é o estudo de caso. Os instrumentos utilizados para coletar os
dados foram um questionário, uma entrevista semi-estruturada e os registros de
observações em reuniões pedagógicas e conselhos de classe. Inicialmente o texto
relaciona a formação almejada com o exercício profissional da autora, apresentando
algumas práticas pedagógicas e sistematizando conceitos essenciais ao estudo, a
partir do referencial teórico estudado ao longo do curso de especialização. Os
resultados descritos na investigação indicam que os professores desconhecem ou
conhecem pouco acerca do tema das altas habilidades, pois não centralizam os
depoimentos no aluno e seu potencial. O estudo também revelou que, ao perceber a
existência dos indicadores de altas habilidades nos alunos, os educadores
concebem a superdotação com idéias permeadas pelos mitos que rondam o tema. A
possibilidade de um programa de enriquecimento para toda a escola é projetada e
descrita como conclusão do trabalho, tendo em vista as colocações dos professores
de que é necessário conhecer o assunto para identificar e atender adequadamente
os alunos que apresentam indicadores de altas habilidades.