Matemática financeira na perspectiva da educação matemática crítica
Abstract
Pesquisas em educação matemática crítica (EMC) têm apontado a necessidade
urgente de produção de materiais didáticos que enfatizem situações reais
vivenciadas pelos alunos para que a aprendizagem se torne mais significativa.
Tendo em vista contribuir com as pesquisas em EMC, nesta dissertação são
apresentadas sugestões para o ensino da Matemática Financeira (MF) por meio de
uma proposta pedagógica orientada pela EMC. Ensinar MF, na perspectiva da EMC,
significa explorar e desenvolver competências que tornem os estudantes
participativos e críticos no modo como a MF formata as suas vidas. Muito mais do
que aprender técnicas matemáticas ou desenvolver capacidade de cálculo, busca-se
desenvolver competência associada à reflexão e a crítica. Dessa forma, justifica-se a
abordagem de ensino de conteúdos de MF, a partir da inserção de reportagens ou
de textos, coletados por meio de informações disponíveis na mídia impressa ou
digital, que refletem as diferentes situações vivenciadas pelos alunos e que poderão
ser úteis em algum momento da vida social e/ou profissional dos estudantes. A
presente proposta pedagógica, apresentada nesta dissertação, tem como finalidade
fornecer ferramentas e meios para que os alunos aprendam a atuar no mundo em
que se inserem, levando-os a identificar, interpretar, avaliar e criticar a matemática,
de modo que tal formação contribua para serem cidadãos livres, responsáveis e
críticos de suas ações. É fundamental que, ao aplicar a presente proposta, o
professor objetive conscientizar os alunos para a importância dos conceitos de MF
como instrumento e para compreender a realidade em que se inserem. Os
conteúdos propostos, nas atividades pedagógicas, contemplam o estudo sobre
conceitos de juros, taxas, aplicações e empréstimos, para que os alunos aprendam
como a MF é utilizada socialmente. Ainda, sugere-se a resolução dos exemplos
propostos, por meio de planilhas eletrônicas, em particular, por meio do software
Microsoft Excel, por este oferecer mais recursos do que uma calculadora.