Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRomano, Fabiane Vieira
dc.creatorBastos, Giséli Duarte
dc.date.accessioned2015-10-23T11:20:33Z
dc.date.available2015-10-23T11:20:33Z
dc.date.issued2011-10-08
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1093
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractDistance Teaching Education Courses at UAB/UFSM has been using Moodle's Journal tool in supervised apprenticeship period. The use of the tool nevertheless might not be effective for carrying out the expected dialogical interaction between the teacher training student and the supervising professor. As dialogue mediates the teaching and learning process, it has to accompany pedagogical practice, in accordance with Freirean concept of Dialogical Education, Vygostskian Social-Cultural Theory, and with practices of collaborative knowledge production mediated by information and communication technologies (ICT). This study suggests using Moodle's Wiki tool instead of Journal for the resources of Wiki and its means for collaborative writing.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMoodlepor
dc.subjectDiário da prática pedagógicapor
dc.subjectDiário de bordopor
dc.subjectWikipor
dc.subjectDiálogo-problematizadorpor
dc.titleUma proposta do uso da Wiki como diário da prática pedagógicapor
dc.title.alternativeA proposal for using Wiki as pedagogical practice reporteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Restinga Seca, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoA ferramenta "diário de bordo" do Moodle UAB/UFSM, quando utilizada nas disciplinas de Estágio Supervisionado dos cursos de Licenciatura como Diário da Prática Pedagógica, pode não atender a expectativa de promover o diálogo entre professores e tutores com os estudantes. O diálogo é o mediador do processo de ensino-aprendizagem e precisa estar presente na prática pedagógica de acordo com o conceito de educação dialógica de Freire, a teoria histórico-cultural de Vygotsky e o modelo de produção colaborativa de conhecimentos mediada por TICs. Uma solução para esse problema seria a utilização da ferramenta de atividade wiki em substituição à ferramenta "diário de bordo", uma vez que aquela possui diversos recursos e apresenta possibilidade de escrita colaborativa.por
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples