Mostrar registro simples

dc.creatorHahn, Cristiane
dc.date.accessioned2016-11-10
dc.date.available2016-11-10
dc.date.issued2016-09-02
dc.identifier.citationHAHN, Cristiane. A look for the classroom: school furniture through Mathematical modeling. 2016. 95 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/10954
dc.description.abstractMathematical modeling is seen in this paper as a strategy to combine the teaching and learning of mathematics with real problems of a technical course in furniture. Our goal was to enable students in 1st year study the theme Furniture School's Manufacturing for children's through modeling. We developed a teaching sequence that seeks to math topics present in the school's furniture manufacturing, since the furniture design until the manufacturing cost calculation, part of teaching sequence was applied with volunteer students. Analyzing the manufacturing of school's table considering mathematical view, the student is easily led to the field of geometry and algebra. During the process, retook concepts present in the technical course practices such as the scale rule use, and present in high school math discipline, as surfaces and perimeters, increasing the understanding of the meaning of these. In addition, the experiment showed the need of mathematical content for the involved, in a situation of future professional practice from them.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectModelagem matemáticapor
dc.subjectMobiliário escolarpor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectMathematical modelingeng
dc.subjectSchool furnitureeng
dc.subjectTeaching and learningeng
dc.titleEstudo de mobiliário escolar: um olhar para a sala de aula através da modelagem Matemáticapor
dc.title.alternativeA look for the classroom: school furniture through Mathematical modelingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA modelagem matemática é vista neste trabalho como uma estratégia para aliar o ensinoaprendizagem de matemática com problemas concretos de um curso Técnico em Móveis. Nosso objetivo foi oportunizar a alunos do 1o ano a exploração do tema Fabricação de Mobiliário Escolar Infantil por meio da modelagem. Elaborou-se uma sequência didática que busca trabalhar tópicos de matemática presentes na fabricação de mobiliário escolar, desde o desenho do projeto de um móvel até o cálculo do custo para fabricá-lo, parte da qual foi aplicada com alunos voluntários. Ao analisar a fabricação da mesa escolar a nível matemático, o aluno é levado facilmente ao campo da geometria e da álgebra. Durante o processo, resgatou-se conceitos presentes nas práticas do curso técnico, como o uso do escalímetro, e presentes na disciplina de matemática do Ensino Médio, como superfícies e perímetros, ampliando a compreensão do significado desses. Além disso, a experiência evidenciou para os envolvidos a necessidade de conteúdos matemáticos em uma situação da futura prática profissional deles.por
dc.contributor.advisor1Magnago, Karine Faverzani
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6287633891820939por
dc.contributor.referee1Bulegon, Ana Marli
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1315096515847809por
dc.contributor.referee2Brum, Valéria de Fátima Maciel Cardoso
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7057570207918370por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4234186910381101por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentMatemáticapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples