dc.contributor.advisor | Santos Neto, Luiz Antônio dos | |
dc.creator | Batista, Cleber Ezequiel | |
dc.date.accessioned | 2015-10-26T13:47:39Z | |
dc.date.available | 2015-10-26T13:47:39Z | |
dc.date.issued | 2011-10-14 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1098 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The educational setting based on cooperation and collaboration is emerging with the
support of new technologies and tools. Virtual Learning Environments (VLEs) and new
Information and Communication Technologies (ICTs) are systems based on information
technology that make possible both the emerging virtual flows of knowledge
and the new trends for pedagogical approaches. The Web 2.0 consists of a multiple
hypermedia space, capable of breaking the linearity and unidirectional characteristic of
most communication processes, offering possibilities for dynamic educational structure
scenarios. Considering that, this research aimed to provide (a) an overview of scientific
research published by the Scientific Electronic Library Online, specifically about the
thematic proposed for this study, (b) and identify trends allowed by the platform for the
Web 2.0 approaches. By doing so, this investigation consists of a literature review, an
integrative review, and a descriptive and exploratory, in which was used the technique
of content analysis to relate sociological and semantic structures, in order to entrust
consistency to the analysis. The corpus of analysis corresponded to ten articles selected
according to pre-defined criteria of inclusion. As a result, it is evident the importance
of knowing about the hypermedia spaces allowed by the Web 2.0 platform, while augmenting the stimulating teaching strategies for learners in a possible new educational paradigm. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Web 2.0 | por |
dc.subject | Ambiente virtual de aprendizagem | por |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.title | Ambiente hipermidiático web 2.0: potencial educativo, fluxo virtual e redesenho de metarrelações | por |
dc.title.alternative | Environment hypermedia web 2.0: potential education, virtual flow and meta relations ‘s redesign | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O cenário educacional baseado na cooperação e na colaboração está emergindo com
o suporte de ferramentas e artefatos tecnológicos desenvolvidos e em desenvolvimento
na atualidade. Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) e novas Tecnologias da
Informação e da Comunicação (TICs) constituem-se em sistemas baseados em tecnologias informatizadas que oportunizam emergir fluxos virtuais de conhecimentos e novas tendências para as abordagens pedagógicas. A Web 2.0 apresenta-se como um espaço hipermidiático múltiplo, capaz de romper com a linearidade e a unidirecionalidade dos processos comunicacionais, oferecendo possibilidades de estruturar cenários educacionais dinâmicos. Sob esta perspectiva objetivou-se apresentar o panorama de pesquisas científicas publicadas pela biblioteca eletrônica Scientific Electronic Library Online, sobre o tema proposto, e identificar as tendências permitidas pela plataforma Web 2.0 para as abordagens pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de revisão integrativa, descritiva e exploratória, onde se utilizou a técnica de análise de conteúdo para relacionar estruturas semânticas e sociológicas, com o propósito de dar consistência à análise realizada. O corpus de análise correspondeu a dez publicações selecionadas, segundo critérios de inclusão pré-definidos. Como resultado, foi possível perceber a relevância de conhecer os espaços hipermidiáticos suportados pela plataforma Web 2.0, enquanto potencializadores de estratégias pedagógicas estimulantes para aprendizes sob um possível novo paradigma educativo. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |