Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos Neto, Luiz Antônio dos
dc.creatorBatista, Cleber Ezequiel
dc.date.accessioned2015-10-26T13:47:39Z
dc.date.available2015-10-26T13:47:39Z
dc.date.issued2011-10-14
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1098
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe educational setting based on cooperation and collaboration is emerging with the support of new technologies and tools. Virtual Learning Environments (VLEs) and new Information and Communication Technologies (ICTs) are systems based on information technology that make possible both the emerging virtual flows of knowledge and the new trends for pedagogical approaches. The Web 2.0 consists of a multiple hypermedia space, capable of breaking the linearity and unidirectional characteristic of most communication processes, offering possibilities for dynamic educational structure scenarios. Considering that, this research aimed to provide (a) an overview of scientific research published by the Scientific Electronic Library Online, specifically about the thematic proposed for this study, (b) and identify trends allowed by the platform for the Web 2.0 approaches. By doing so, this investigation consists of a literature review, an integrative review, and a descriptive and exploratory, in which was used the technique of content analysis to relate sociological and semantic structures, in order to entrust consistency to the analysis. The corpus of analysis corresponded to ten articles selected according to pre-defined criteria of inclusion. As a result, it is evident the importance of knowing about the hypermedia spaces allowed by the Web 2.0 platform, while augmenting the stimulating teaching strategies for learners in a possible new educational paradigm.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectWeb 2.0por
dc.subjectAmbiente virtual de aprendizagempor
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.titleAmbiente hipermidiático web 2.0: potencial educativo, fluxo virtual e redesenho de metarrelaçõespor
dc.title.alternativeEnvironment hypermedia web 2.0: potential education, virtual flow and meta relations ‘s redesigneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoO cenário educacional baseado na cooperação e na colaboração está emergindo com o suporte de ferramentas e artefatos tecnológicos desenvolvidos e em desenvolvimento na atualidade. Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) e novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) constituem-se em sistemas baseados em tecnologias informatizadas que oportunizam emergir fluxos virtuais de conhecimentos e novas tendências para as abordagens pedagógicas. A Web 2.0 apresenta-se como um espaço hipermidiático múltiplo, capaz de romper com a linearidade e a unidirecionalidade dos processos comunicacionais, oferecendo possibilidades de estruturar cenários educacionais dinâmicos. Sob esta perspectiva objetivou-se apresentar o panorama de pesquisas científicas publicadas pela biblioteca eletrônica Scientific Electronic Library Online, sobre o tema proposto, e identificar as tendências permitidas pela plataforma Web 2.0 para as abordagens pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de revisão integrativa, descritiva e exploratória, onde se utilizou a técnica de análise de conteúdo para relacionar estruturas semânticas e sociológicas, com o propósito de dar consistência à análise realizada. O corpus de análise correspondeu a dez publicações selecionadas, segundo critérios de inclusão pré-definidos. Como resultado, foi possível perceber a relevância de conhecer os espaços hipermidiáticos suportados pela plataforma Web 2.0, enquanto potencializadores de estratégias pedagógicas estimulantes para aprendizes sob um possível novo paradigma educativo.por
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples