Uma análise sobre a Educação Física Escolar na visão do projeto político pedagógico: CEFD/UFSM e a metodologia crítico-emancipatória
Resumen
O presente artigo teve como objetivo analisar sobre o modo como utilizamos os métodos de ensino na prática escolar. Na visão do Projeto Político Pedagógico do Curso de Educação Física/UFSM referente às disciplinas curriculares e o estudo de uma das abordagens pedagógicas da Educação, a Crítica Emancipátoria. Destacam-se dois autores: Kunz e Habermas. - onde esta metodologia é trabalhada na educação com a construção e formação de sujeitos - cidadãos autônomos e críticos. Partindo das vivências e experiências desenvolvidas pelos educandos no decorrer das atividades propostas pelo professor, uso como metodologia pesquisa bibliográfica. Baseado em referências bibliográficas, em fase de questionamentos sobre a formação de sujeitos, o trabalho em sala de aula, que tipo de sujeitos estamos "formando" e que educação queremos para essa futura geração de profissionais. A constatação de que ainda precisamos rever nossos conceitos, os paradigmas e políticas educacionais, já que a sociedade vive em constantes transformações e a escola como formadora de sujeitos deve caminhar junto de forma dinâmica e democrática. Não basta trabalharmos isolados, mas sim em conjunto com os
profissionais do ensino, para que haja uma interdisciplinaridade, e assim possamos dar seguimento a uma educação libertadora.
Colecciones
- Educação Física Escolar [200]