Compreensão de conceitos de geometria a partir da construção de sólidos geométricos em uma turma de EJA de ensino médio
Abstract
A presente monografia traz resultados de uma investigação realizada em sala de aula, com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir de atividades envolvendo o conteúdo de Geometria Espacial. O principal objetivo da pesquisa foi investigar o que os alunos conheciam sobre Relação de Euler, Área de Superfície Total e Volume dos principais sólidos geométricos, bem como sobre sua postura frente à aprendizagem desses conteúdos. Ao analisar os resultados podemos ressaltar que o conhecimento e a compreensão dos alunos em relação aos conteúdos elencados acima, são poucos. Embora a grande maioria dos alunos já tenham estudado anteriormente conceitos relacionados à geometria plana, poucos conseguiram relacionar esse conteúdo, com a área de superfície total de sólidos geométricos. Em relação ao cálculo do volume dos sólidos, para alguns alunos foi mais tranquilo, visto que eles trabalham em locais onde necessitam dominar esses conteúdos. Em relação aos conteúdos trabalhados foi realizada, no primeiro encontro, uma atividade para ver o que os alunos sabiam sobre esses conteúdos. Também foi solicitado que fizessem um trabalho de pesquisa sobre os mesmos. No segundo encontro, foram construídos alguns sólidos, usando material concreto. Esses sólidos foram elaborados pelos alunos, com a intenção de que visualizassem as faces, arestas e vértices e que percebessem as relações entre o formato planificado e espacial. Além disso, foram exploradas algumas fórmulas e definições relacionadas a: Relação de Euler, Área de Superfície Total e Volume de alguns sólidos, como por exemplo: do Cubo, do Paralelepípedo, do Cilindro, entre outros. No terceiro encontro, foi realizada uma atividade em grupo envolvendo os conteúdos propostos. Com este estudo foi possível perceber que é possível trabalhar o conteúdo de matemática de forma diferenciada e, embora os alunos tenham tido certas dificuldades, essas atividades despertaram maior interesse e ela Matemática e melhor entendimento do conteúdo desenvolvido.
Collections
The following license files are associated with this item: