dc.contributor.advisor | Reis, Susana Cristina dos | |
dc.creator | Gardin, Simone | |
dc.date.accessioned | 2017-08-15T15:21:58Z | |
dc.date.available | 2017-08-15T15:21:58Z | |
dc.date.issued | 2014-07-12 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11364 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | The present study aimed to understand, based on practical experiences contextualized the knowledge acquired by a group of teacher (s) that work in higher education, Federal University of Santa Maria / RS, the ways in which the use of technology can contribute to acquisition of cognitive skills of a student included and how they are being used or not by those teachers. And to verify if the speech of teachers befits the blind student included. Data collection was conducted through questionnaires with teachers and through an interview with the student included. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino superior | por |
dc.subject | Tecnologias | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Higher education | eng |
dc.subject | Technologies | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.title | Tecnologias assistivas no ensino superior: um estudo de caso na UFSM | por |
dc.title.alternative | Assistive technology in higher education: a case study in UFSM | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Restinga Seca, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente estudo teve como objetivo compreender, com base em experiências práticas contextualizadas nos conhecimentos adquiridos por um grupo de professor(as) que atuam no ensino superior da Universidade Federal de Santa Maria/RS, as formas como o uso de tecnologias podem contribuir com a aquisição de habilidades cognitivas de um aluno incluído e de que forma elas estão sendo utilizadas ou não por esses professores. Além disso, propôs-se verificar entre a fala dos docentes se havia comprometimento pedagógico para a inclusão do aluno cego. A coleta de dados foi realizada através de questionários com as professores e através de uma entrevista com o aluno incluído. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |