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dc.contributor.advisorTybusch, Jerônimo Siqueira
dc.creatorManckel, Maria Cecilia Martins
dc.date.accessioned2017-08-22T12:06:20Z
dc.date.available2017-08-22T12:06:20Z
dc.date.issued2014-08-25
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11544
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractThis article aims to socialize the reflections from observations and application of a Learning Object in a class of Early Childhood Education of Municipal Santa Maria, Rio Grande do Sul. Methodology follows the trinomial Theory Base / Approach procedure and Technique. How Theory Base was used authors related to the teaching-learning process mediated by ICT, as Kenski (2007), Torrezzan (2009), Toro (1997), Leffa (2005, 2006). For analysis, we used the dialectical approach as it is characterized as questioning the present reality and constantly lobbying for the review of praxis, understood as overlapping of theory and practice, converging in a continuous movement transforming both individual and collective. It is understood that the process of acquisition of knowledge should and must be experienced in different ways, favoring the development of the child in all aspects (social, psychological, physical), it is much more than make the child know read, write and interpret words, phrases and texts. Realize the need and the importance of context of early childhood education also have experience of teaching ICT mediated. Thus this research was conceived, planned and developed to broaden the discussion about the work of the pedagogue and the different pedagogical tools, recognizing him as a producer of knowledge, being a critical and reflective professional, aware of the overlap between theory and practice in their daily work.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectObjetos de aprendizagenspor
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectLearning objectseng
dc.subjectInformation technology and communicationeng
dc.subjectTeaching and learningeng
dc.titleO uso de objetos de aprendizagens (OA) na educação infantilpor
dc.title.alternativeThe use of learning objects (OA) in the in early childhood educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoO presente artigo visa socializar as reflexões realizadas a partir de observações e vivências com um Objeto de Aprendizagem, ou seja, um jogo da memória em formato digital e analógico, desenvolvido especificamente para uma turma de Educação Infantil da Rede Municipal de Santa Maria, Rio Grande do Sul. A metodologia aplicada obedece ao trinômio Teoria de Base/Abordagem, Procedimento e Técnica. Como Teoria de Base utilizou-se autores relacionados ao processo de ensino-aprendizagem mediado por Tecnologias da Informação e Comunicação, como Kenski (2007), Torrezzan (2009), Toro (1997), Leffa (2005; 2006). Para análise dos dados, utilizou-se a abordagem dialética, pois se caracteriza como questionadora da realidade presente e constantemente incita para o reexame da práxis, compreendida como imbricação de teoria e prática, confluindo num movimento contínuo transformador tanto individual como coletivo. Compreende-se que o processo de aquisição do conhecimento deve e precisa ser vivenciado de diferentes maneiras, favorecendo o desenvolvimento da criança em todos os aspectos (social, psicológico, físico), ou seja, é muito mais do que fazer com que a criança saiba ler, escrever e interpretar palavras, frases e textos. Percebe-se a necessidade e a importância do contexto da Educação Infantil também ter experiência com o ensino mediado pelas Tecnologias da Informação e Comunicação. Desta forma essa pesquisa foi pensada, planejada e desenvolvida visando ampliar as discussões sobre os Objetos de Aprendizagens e as diferentes ferramentas pedagógicas, reconhecendo-os como potencializadores do ensino e aprendizagem.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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