dc.contributor.advisor | Tybusch, Jerônimo Siqueira | |
dc.creator | Manckel, Maria Cecilia Martins | |
dc.date.accessioned | 2017-08-22T12:06:20Z | |
dc.date.available | 2017-08-22T12:06:20Z | |
dc.date.issued | 2014-08-25 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11544 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | This article aims to socialize the reflections from observations and application of a Learning Object in a class of Early Childhood Education of Municipal Santa Maria, Rio Grande do Sul. Methodology follows the trinomial Theory Base / Approach procedure and Technique. How Theory Base was used authors related to the teaching-learning process mediated by ICT, as Kenski (2007), Torrezzan (2009), Toro (1997), Leffa (2005, 2006). For analysis, we used the dialectical approach as it is characterized as questioning the present reality and constantly lobbying for the review of praxis, understood as overlapping of theory and practice, converging in a continuous movement transforming both individual and collective. It is understood that the process of acquisition of knowledge should and must be experienced in different ways, favoring the development of the child in all aspects (social, psychological, physical), it is much more than make the child know read, write and interpret words, phrases and texts. Realize the need and the importance of context of early childhood education also have experience of teaching ICT mediated. Thus this research was conceived, planned and developed to broaden the discussion about the work of the pedagogue and the different pedagogical tools, recognizing him as a producer of knowledge, being a critical and reflective professional, aware of the overlap between theory and practice in their daily work. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Objetos de aprendizagens | por |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | por |
dc.subject | Early childhood education | eng |
dc.subject | Learning objects | eng |
dc.subject | Information technology and communication | eng |
dc.subject | Teaching and learning | eng |
dc.title | O uso de objetos de aprendizagens (OA) na educação infantil | por |
dc.title.alternative | The use of learning objects (OA) in the in early childhood education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente artigo visa socializar as reflexões realizadas a partir de observações e vivências com um Objeto de Aprendizagem, ou seja, um jogo da memória em formato digital e analógico, desenvolvido especificamente para uma turma de Educação Infantil da Rede Municipal de Santa Maria, Rio Grande do Sul. A metodologia aplicada obedece ao trinômio Teoria de Base/Abordagem, Procedimento e Técnica. Como Teoria de Base utilizou-se autores relacionados ao processo de ensino-aprendizagem mediado por Tecnologias da Informação e Comunicação, como Kenski (2007), Torrezzan (2009), Toro (1997), Leffa (2005; 2006). Para análise dos dados, utilizou-se a abordagem dialética, pois se caracteriza como questionadora da realidade presente e constantemente incita para o reexame da práxis, compreendida como imbricação de teoria e prática, confluindo num movimento contínuo transformador tanto individual como coletivo. Compreende-se que o processo de aquisição do conhecimento deve e precisa ser vivenciado de diferentes maneiras, favorecendo o desenvolvimento da criança em todos os aspectos (social, psicológico, físico), ou seja, é muito mais do que fazer com que a criança saiba ler, escrever e interpretar palavras, frases e textos. Percebe-se a necessidade e a importância do contexto da Educação Infantil também ter experiência com o ensino mediado pelas Tecnologias da Informação e Comunicação. Desta forma essa pesquisa foi pensada, planejada e desenvolvida visando ampliar as discussões sobre os Objetos de Aprendizagens e as diferentes ferramentas pedagógicas, reconhecendo-os como potencializadores do ensino e aprendizagem. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |