dc.contributor.advisor | Ilha, Phillip Vilanova | |
dc.creator | Nunes, Verner Vieira | |
dc.date.accessioned | 2017-09-12T14:54:26Z | |
dc.date.available | 2017-09-12T14:54:26Z | |
dc.date.issued | 2015-02-20 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11652 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | The present study investigated the perceptions of Physical Education teachers
(PE) on the approach of content on fighting styles in the early year classes (AI) of
Elementary school. The methodology consisted of a descriptive study, with mixed
method research, predominantly qualitative. The non-random sample was composed
by nine PE teachers in the city of Ivoti/RS, who teach classes in AI. A standardized
and validated questionnaire with open and closed questions was applied. The data
was processed through content analysis (Bardin, 2011). From the results, it was
found that, although eight (88.89%) of teachers have recognized the importance of
dealing with fighting styles in AI, only three (33.33%) have addressed this content.
These teachers, despite some limitations (equipment, facilities, association of fighting
with violence), showed no impediments to the realization of the classes. They were
unanimous in stating that the objectives on development of the motor aspects in the
classes but only one (1) stated to have addressed the cognitive and affective
aspects. They also generalized activities, treating operating principles, rules, and
initiation. Those teachers who never approached the content in the classes,
attributed to their inadequate training on the aspect of teaching fighting styles as the
main impediment. Thus, considering the fighting styles and all their complexity, in the
perception of teachers it was possible to verify intentions and qualified practices, but
also, limitations on their approach or restriction. Actions in networking and research
were considered in order to examine the expansion of focus and experimentation of
fighting style content in PE classes for AI as possible paths. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação física escolar | por |
dc.subject | Lutas | por |
dc.subject | Anos iniciais do ensino fundamental | por |
dc.subject | Percepção de professores | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Physical education | eng |
dc.subject | Fighting styles | eng |
dc.subject | Early years in elementary school | eng |
dc.subject | Teacher perception | eng |
dc.subject | Teacher education | eng |
dc.title | Percepções de professores de educação física sobre abordagens das lutas nos anos iniciais do ensino fundamental | por |
dc.title.alternative | Perceptions of physical education teachers about approaches of fights in early years of elementary school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapiranga, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente estudo investigou as percepções de professores de Educação
Física (EF) sobre a abordagem do conteúdo lutas, nos anos iniciais (AI) do ensino
fundamental. A metodologia consistiu em um estudo descritivo, com método de
pesquisa misto, predominantemente qualitativo. A amostra, não aleatória, foi
composta por nove professores de EF da rede municipal de Ivoti/RS, que
ministraram aulas nos AI. Aplicou-se um questionário padronizado e validado, com
questões abertas e fechadas. O tratamento dos dados se deu através da análise de
conteúdo (Bardin, 2011). A partir dos resultados, constatou-se que, apesar de oito
(88,89%) dos docentes terem reconhecido a relevância do trato das lutas nos AI,
apenas três (33,33%) já abordaram este conteúdo. Estes, apesar de algumas
limitações (equipamentos, instalações, associação da luta à violência), não
demonstraram impeditivos à realização destas aulas. Foram unânimes ao
considerar, em suas classes, objetivos relacionados ao desenvolvimento dos
aspectos motores, mas apenas um (1) declarou tratar dos aspectos cognitivos e
afetivos. Estes profissionais também expressaram generalizar as atividades,
tratando princípios operacionais, regras e iniciação às lutas. Aqueles professores
que nunca abordaram o conteúdo atribuíram à formação insuficiente sobre o ensino
das lutas como principal impeditivo à sua utilização. Desta forma, considerando as
lutas e toda sua complexidade, na percepção dos docentes, foi possível verificar
intenções e práticas qualificadas, mas também limitações ou restrições em relação a
sua abordagem. Consideraram-se ações em rede e pesquisas que examinem a
ampliação do enfoque e a experimentação deste conteúdo nas aulas de EF para os
AI como caminhos alternativos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |