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dc.contributor.advisorIlha, Phillip Vilanova
dc.creatorNunes, Verner Vieira
dc.date.accessioned2017-09-12T14:54:26Z
dc.date.available2017-09-12T14:54:26Z
dc.date.issued2015-02-20
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11652
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThe present study investigated the perceptions of Physical Education teachers (PE) on the approach of content on fighting styles in the early year classes (AI) of Elementary school. The methodology consisted of a descriptive study, with mixed method research, predominantly qualitative. The non-random sample was composed by nine PE teachers in the city of Ivoti/RS, who teach classes in AI. A standardized and validated questionnaire with open and closed questions was applied. The data was processed through content analysis (Bardin, 2011). From the results, it was found that, although eight (88.89%) of teachers have recognized the importance of dealing with fighting styles in AI, only three (33.33%) have addressed this content. These teachers, despite some limitations (equipment, facilities, association of fighting with violence), showed no impediments to the realization of the classes. They were unanimous in stating that the objectives on development of the motor aspects in the classes but only one (1) stated to have addressed the cognitive and affective aspects. They also generalized activities, treating operating principles, rules, and initiation. Those teachers who never approached the content in the classes, attributed to their inadequate training on the aspect of teaching fighting styles as the main impediment. Thus, considering the fighting styles and all their complexity, in the perception of teachers it was possible to verify intentions and qualified practices, but also, limitations on their approach or restriction. Actions in networking and research were considered in order to examine the expansion of focus and experimentation of fighting style content in PE classes for AI as possible paths.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação física escolarpor
dc.subjectLutaspor
dc.subjectAnos iniciais do ensino fundamentalpor
dc.subjectPercepção de professorespor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectFighting styleseng
dc.subjectEarly years in elementary schooleng
dc.subjectTeacher perceptioneng
dc.subjectTeacher educationeng
dc.titlePercepções de professores de educação física sobre abordagens das lutas nos anos iniciais do ensino fundamentalpor
dc.title.alternativePerceptions of physical education teachers about approaches of fights in early years of elementary schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapiranga, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Infantil e Anos Iniciais, EaDpor
dc.description.resumoO presente estudo investigou as percepções de professores de Educação Física (EF) sobre a abordagem do conteúdo lutas, nos anos iniciais (AI) do ensino fundamental. A metodologia consistiu em um estudo descritivo, com método de pesquisa misto, predominantemente qualitativo. A amostra, não aleatória, foi composta por nove professores de EF da rede municipal de Ivoti/RS, que ministraram aulas nos AI. Aplicou-se um questionário padronizado e validado, com questões abertas e fechadas. O tratamento dos dados se deu através da análise de conteúdo (Bardin, 2011). A partir dos resultados, constatou-se que, apesar de oito (88,89%) dos docentes terem reconhecido a relevância do trato das lutas nos AI, apenas três (33,33%) já abordaram este conteúdo. Estes, apesar de algumas limitações (equipamentos, instalações, associação da luta à violência), não demonstraram impeditivos à realização destas aulas. Foram unânimes ao considerar, em suas classes, objetivos relacionados ao desenvolvimento dos aspectos motores, mas apenas um (1) declarou tratar dos aspectos cognitivos e afetivos. Estes profissionais também expressaram generalizar as atividades, tratando princípios operacionais, regras e iniciação às lutas. Aqueles professores que nunca abordaram o conteúdo atribuíram à formação insuficiente sobre o ensino das lutas como principal impeditivo à sua utilização. Desta forma, considerando as lutas e toda sua complexidade, na percepção dos docentes, foi possível verificar intenções e práticas qualificadas, mas também limitações ou restrições em relação a sua abordagem. Consideraram-se ações em rede e pesquisas que examinem a ampliação do enfoque e a experimentação deste conteúdo nas aulas de EF para os AI como caminhos alternativos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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