Navegação TCC Educação Especial - Licenciatura - Diurno por título
Itens para a visualização no momento 21-40 of 89
-
Desenho universal para a aprendizagem e a implementação nas escolas brasileiras: um estudo sobre a produção científica
(2023-02-03)O presente artigo refere-se a um trabalho de conclusão para o Curso de Educação Especial, licenciatura, da UFSM. O estudo teve o objetivo de investigar como o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) está sendo implementado ... -
O desenvolvimento socioemocional de adultos com altas habilidades/superdotação: percepções e implicações no ambiente familiar
(2022-08-19)A temática das Altas Habilidades/Superdotação envolve muitos mitos quando se refere aos aspectos do desenvolvimento socioemocional de pessoas com estas características. Desse modo, este estudo tem por objetivo analisar as ... -
Dislexia: o entrelaçamento da teoria e a prática pedagógica
(2023-12-18)O presente trabalho tem como objetivo compreender a dislexia e as características mais evidentes deste tipo de transtorno específico da aprendizagem no contexto educacional, bem como analisar as estratégias pedagógicas ... -
A educação de jovens e adultos e a inclusão de alunos com deficiência intelectual
(2023-02-10)A presente pesquisa é resultado de um trabalho de conclusão de curso em Educação Especial Diurno, vinculado ao Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Tem como objetivo geral realizar uma pesquisa ... -
Educação de jovens e adultos: o aluno com deficiência intelectual e a prática do professor de educação especial
(2018)Este trabalho apresenta um estudo sobre a prática do professor de Educação Especial na Educação de Jovens e Adultos (EJA), para os alunos com deficiência intelectual. A pesquisa parte de elementos identificados nos textos ... -
Educação Especial e Educação Infantil: um diálogo necessário no ofício de educar crianças pequenas
(2023-01-30)Este Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, tem como tema principal “educação especial e educação infantil, um diálogo necessário no ofício de educar crianças pequenas” e, como seu objetivo principal, investigar como se dão ... -
A educação musical na Educação Especial: contribuições ao sujeito com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
(2023-02-06)No campo da educação especial, novas abordagens pedagógicas são cada vez mais estudadas e aplicadas a fim de ampliar o aprendizado e o bem-estar de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Neste contexto, uma das ... -
O estado de recreio: estratégias brincantes na formação de professores do curso de Educação Especial
(2023-01-11)Bem-vindo(a) ao Recreio Escolar, um espaço onde as crianças brincam e se cansam de brincar, e neste espaço lúdico aprendem a resolver conflitos, construir e desmontar as regras do jogo. Esse estado corporal que as crianças ... -
Estatuto da pessoa com deficiência: análises da produção de discursos sobre os sujeitos
(2016-12-16)O presente estudo referente ao Trabalho de Final de Curso (EDE 1024), do curso de Educação Especial Diurno, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), apresenta uma análise do Estatuto da Pessoa com Deficiência, aprovado ... -
Estimulação essencial e a criança com deficiência intelectual
(2017-12-14)O estudo apresentado trata da necessidade da Estimulação Essencial para crianças com diagnóstico de Deficiência Intelectual no período do nascimento aos três anos e onze meses de idade. Desse modo, procurando destacar a ... -
Estimulação essencial e a inclusão de crianças com deficiência em uma instituição de educação infantil.
(2022-08-19)A Estimulação Essencial é um dos campos de estudo e atuação da Educação Especial e este se constitui em um dos temas do presente trabalho de conclusão de curso que tem como objetivo, junto com as professoras da Unidade de ... -
O estresse da família de pessoas com autismo e o impacto no irmão
(2014-12-15)Este trabalho é um estudo teórico, baseado em uma revisão de literatura sobre o estresse da família de pessoas com autismo e o impacto no irmão. Foram analisados os resultados de estudos, incluindo artigos e dissertações, ... -
“Eu sou responsável por ela...” diagnóstico do TEA: impactos na família e na escola
(2017-12-11)O presente trabalho é resultado final do curso de Graduação de Licenciatura Plena em Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e surge com o intuito de ampliar as reflexões acerca do diagnóstico do ... -
Experiência comunicativa e interativa de moradores surdos/deficientes auditivos da CEU II da Universidade Federal de Santa Maria - RS
(2019)Este Trabalho de Conclusão de Curso-TCC, faz parte do programa de disciplinas obrigatórias do Curso de Educação Especial diurno da Universidade Federal de Santa Maria- UFSM, RS. A elaboração de uma pesquisa envolvendo ... -
Experiência comunicativa e interativa de moradores surdos/deficientes auditivos da CEU II da Universidade Federal de Santa Maria-RS
(2019)Este Trabalho de Conclusão de Curso-TCC, faz parte do programa de disciplinas obrigatórias do Curso de Educação Especial diurno da Universidade Federal de Santa Maria- UFSM, RS. A elaboração de uma pesquisa envolvendo uma ... -
A experiência de ser professor (a) de surdos: em que língua vou ensinar?
(2017-12-14)A relação de professores ouvintes com a Língua de Sinais (LS) se tornou uma necessidade para a inclusão em sala de aula. Apesar da atual oferta nas grades de cursos formadores de professores, o domínio e utilização da ... -
A família e o diagnóstico de deficiência intelectual: um estudo de caso
(2017-12-07)A presente pesquisa revela resultados de um estudo de caso realizado com uma família de Santa Maria/RS. Teve-se como objetivo principal, investigar como a família se mobilizou nos cuidados com o filho após o diagnóstico ... -
Formação continuada e a qualificação pedagógica no atendimento aos estudantes com dislexia: análise de uma ação extensionista
(2023-12-18)A partir de uma experiência com o projeto de extensão “Dislexia: formação docente na perspectiva da educação inclusiva” desenvolvido no ano de 2023 em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de Santa Maria (RS), ... -
A formação de professores de educação especial e a inclusão de alunos com transtorno do espectro autista: algumas reflexões
(2017-01-12)A partir da publicação da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (2008), o sujeito com Transtorno do Espectro Autista -TEA ganhou mais visibilidade, ou seja, novos campos de discussão ... -
Formação de professores para atuar no atendimento educacional especializado na rede pública de Santa Maria/RS
(2014-12-11)Ao falarmos sobre educação inclusiva, num processo quase que automático, é normal que façamos a relação com crianças que necessitam de Atendimento Educacional Especializado bem como as salas onde esses atendimentos são ...