Navegação TCC Educação Especial - Licenciatura - Diurno por data do documento
Itens para a visualização no momento 21-40 of 89
-
A história de vida de J.: a aquisição da língua de sinais em período tardio
(2017-12-05)Este artigo de Conclusão de Curso apresenta a história de vida de J., um menino surdo que conheceu a Língua de Sinais somente aos oito anos, e que, até então, não possuía diagnóstico no que tange à surdez. Neste contexto, ... -
Avaliação funcional de crianças com deficiência intelectual: um estudo de caso
(2017-12-05)O presente estudo de caso traz o trabalho com cinco crianças matriculadas numa Escola Municipal de Santa Maria – RS, a partir da utilização do instrumento de avaliação denominado Escala de Intensidade de Apoios para Crianças ... -
Atendimento educacional especializado: ação da equipe interdisciplinar na educação superior
(2017-12-05)A pesquisa teve como objetivo conhecer a compreensão dos profissionais de uma equipe interdisciplinar sobre o Atendimento Educacional Especializado-AEE na Educação Superior, por meio de um estudo de abordagem qualitativa. ... -
O coelho floriano e o lobo: produção de um artefato cultural
(2017-12-05)A proposta do trabalho O Coelho Floriano e o Lobo: Produção de um Artefato Cultural é promover o acesso ao artefato cultural O Coelho Floriano e o Lobo; Refletir sobre o acesso das comunidades surdas a um artefato cultural ... -
As influências da família e suas implicações no desenvolvimento do sujeito com altas habilidades/superdotação
(2017-12-05)O presente trabalho buscou discutir as altas habilidades/superdotação (AH/SD) e as influências geneticamente e socialmente nessas características. Ao pensar nesses sujeitos com características de AH/SD, pensamos também em ... -
O crime não compensa: estudo da trajetória de vida de duas personalidades com indicadores de altas habilidades/superdotação
(2017-12-05)Este trabalho de final de curso apresenta uma discussão acerca da temática das Altas Habilidades Superdotação (AH/SD). Objetiva-se promover a conscientização a partir da problematização sobre a importância de identificar, ... -
A família e o diagnóstico de deficiência intelectual: um estudo de caso
(2017-12-07)A presente pesquisa revela resultados de um estudo de caso realizado com uma família de Santa Maria/RS. Teve-se como objetivo principal, investigar como a família se mobilizou nos cuidados com o filho após o diagnóstico ... -
A promoção de interações sociais para jovens e adultos com deficiência intelectual no contexto da escola especial
(2017-12-07)Este trabalho tem por objetivo analisar em que medida a Escola Especial Jandira Tolentino constitui-se como um espaço que promove interações sociais significativas para três alunos adultos com deficiência intelectual. Para ... -
“Eu sou responsável por ela...” diagnóstico do TEA: impactos na família e na escola
(2017-12-11)O presente trabalho é resultado final do curso de Graduação de Licenciatura Plena em Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e surge com o intuito de ampliar as reflexões acerca do diagnóstico do ... -
Apae Santa Maria/RS: uma análise sobre os processos de inclusão de jovens e adultos com deficiência
(2017-12-11)O estudo apresenta uma reflexão sobre as práticas exercidas no ambiente de uma Instituição Especializada, considerando o contexto da Educação Inclusiva. Surge de experiências ocorridas na Associação de Pais e Amigos dos ... -
Cursos de licenciatura em educação especial e contextos emergentes
(2017-12-12)Este Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Educação Especial possui como objetivo geral compreender a inter-relação de políticas de Educação Superior com os contextos emergentes nos cursos de licenciatura em ... -
A experiência de ser professor (a) de surdos: em que língua vou ensinar?
(2017-12-14)A relação de professores ouvintes com a Língua de Sinais (LS) se tornou uma necessidade para a inclusão em sala de aula. Apesar da atual oferta nas grades de cursos formadores de professores, o domínio e utilização da ... -
Produções culturais surdas acessíveis na web
(2017-12-14)Este trabalho é constituído a partir das análises acerca de artefatos culturais disponíveis na web pelas comunidades surdas brasileiras. A investigação buscou responder a seguinte problemática de pesquisa: Podemos construir ... -
Libras: experiências vividas por acadêmicos ouvintes do curso de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria - RS
(2017-12-14)A disciplina de Libras está presente nos cursos de ensino superior, imprescindivelmente nos de formação de professores. Desta forma, o objetivo deste trabalho é tomar conhecimento a respeito de como se dá o processo de ... -
Práticas pedagógicas na perspectiva da educação inclusiva: narrativas de professoras
(2017-12-14)Esta pesquisa surge de inquietações acerca das políticas da educação especial que vem desafiando o contexto escolar. Em especial, na nossa investigação, tratamos sobre as concepções e práticas pedagógicas que estão sendo ... -
Inclusão & Alteridade surda: o desenvolvimento da lingua(gem) e comunicação na rotina escolar de uma criança com implante coclear em Santa Maria - RS
(2017-12-14)O presente trabalho faz referência a um Estudo de Caso, a fim de discutir e conhecer a rotina escolar, de uma criança surda com Implante Coclear (IC), incluída em escola de ouvintes. O aluno surdo que faz parte da pesquisa, ... -
Estimulação essencial e a criança com deficiência intelectual
(2017-12-14)O estudo apresentado trata da necessidade da Estimulação Essencial para crianças com diagnóstico de Deficiência Intelectual no período do nascimento aos três anos e onze meses de idade. Desse modo, procurando destacar a ... -
Sentimentos e sentidos do querer ser professor de educação especial: uma história autobiográfica
(2017-12-19)Este trabalho apresenta um estudo autobiográfico centralizado na história do autor participante deste, articulado com a pesquisa bibliográfica em documentos de âmbito Nacional e institucional da Universidade Federal de ... -
Transtornos específicos da aprendizagem e o atendimento educacional especializado: uma polêmica na área da educação especial
(2017-12-20)Este trabalho apresenta um estudo que teve o objetivo de conhecer as percepções dos professores de educação especial em relação aos alunos com transtornos específicos da aprendizagem no contexto do atendimento educacional ... -
Práticas pedagógicas em Educação Especial: configurações possíveis
(2018)Esta pesquisa teve como objetivo analisar práticas pedagógicas em educação especial no contexto de inclusão escolar desenvolvidas na Rede Municipal de Ensino de Santa Maria/RS, após dez anos da implementação da Política ...