Navegação TCC Educação Especial - Licenciatura - Diurno por título
Itens para a visualização no momento 55-74 of 87
-
Músicas infantis como instrumento facilitador para o aprendizado da Libras por crianças ouvintes
(2018)A presente pesquisa é oriunda do Projeto de Extensão: Grupo Mãos Bilíngues, desenvolvido no Centro de Educação pelo Departamento de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM/RS. Originou-se também da ... -
As narrativas produzidas sobre os alunos com autismo: uma análise de documentos escolares
(2018)A presente pesquisa tem como temática as narrativas produzidas em estudantes com autismo em documentos escolares. Por mais haja uma expansão e a evolução das discussões sobre a inclusão escolar desses sujeitos, ainda é um ... -
“Não serei professora” - Um estudo imaginário sobre a docência na formação inicial de professores na educação especial
(2023-02-03)O que você quer ser quando crescer? E o que você não quer ser quando crescer? Perguntas realizadas inúmeras vezes, principalmente às crianças. Entretanto, essas indagações, não ficaram apenas no passado, elas me acompanharam ... -
Organização e funcionamento do atendimento educacional especializado nas salas de recursos multifuncionais em escolas de Santa Maria/RS
(2014-12-11)O seguinte trabalho originou-se com a participação no Grupo de Estudos e Pesquisa denominado Observatório Santa-Mariense de Educação Especial, o qual desenvolveu pesquisas no âmbito do Observatório Nacional de Educação ... -
O papel do círculo familiar e os riscos da infantilização de filho com Síndrome de Down
(2023-01-30)O trato da família perante o filho com Síndrome de Down é fator decisivo para seu o desenvolvimento. Quando esse indivíduo é visto como alguém incapaz e não lhe é dada a oportunidade de desenvolver suas habilidades, se ... -
Percepções dos professores sobre a dislexia: uma aproximação com a literatura especializada
(2019)Este trabalho apresenta um estudo que teve o objetivo conhecer as percepções dos professores da Rede Municipal de Educação que encaminham os alunos com suspeita de dislexia ou com transtorno específico da aprendizagem com ... -
Politicas públicas de inclusão: práticas em uma escola do municipio de Santa Maria - RS
(2018-01-17)O trabalho de conclusão de curso abordou sobre as políticas públicas de inclusão. Este trabalho tem como objetivo geral analisar como as políticas públicas de inclusão são consideradas nas práticas pedagógicas durante as ... -
Práticas da educação bilíngue na educação básica e ensino superior: narrativas dos surdos em relação à língua portuguesa
(2014-12-10)O seguinte estudo tem como tema Práticas da Educação Bilíngue na Educação Básica e Ensino Superior: Narrativas dos Surdos em relação à Língua Portuguesa. Este Trabalho de Conclusão de Curso – TCC foi desenvolvido a partir ... -
Práticas de educação especial no contexto educacional inclusivo no município de Santa Maria/RS
(2018)A emergência de políticas de inclusão escolar tem apresentado à escola desafios para organização de suas práticas. Considerando que cada sistema escolar possui características e condições específicas para a implementação ... -
Práticas educacionais para jovens com deficiência intelectual na escola
(2016-12-22)A perspectiva da inclusão no Brasil conquistou sua prerrogativa legal a partir 1988 quando foi regulamentada a Constituição Brasileira e logo após ganhou reforço da LDB de 1996. Com base nesta constituição, esta pesquisa ... -
Práticas pedagógicas com crianças surdas inseridas na escola municipal para ouvintes
(2017-01-13)O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo problematizar as práticas pedagógicas no processo de alfabetização da criança surda em uma escola municipal para ouvintes. O interesse por essa pesquisa emana das ... -
Práticas pedagógicas em Educação Especial: configurações possíveis
(2018)Esta pesquisa teve como objetivo analisar práticas pedagógicas em educação especial no contexto de inclusão escolar desenvolvidas na Rede Municipal de Ensino de Santa Maria/RS, após dez anos da implementação da Política ... -
Práticas pedagógicas na perspectiva da educação inclusiva: narrativas de professoras
(2017-12-14)Esta pesquisa surge de inquietações acerca das políticas da educação especial que vem desafiando o contexto escolar. Em especial, na nossa investigação, tratamos sobre as concepções e práticas pedagógicas que estão sendo ... -
Práticas pedagógicas para alunos com autismo: um estudo bibliográfico
(2018)Este trabalho busca analisar as produções relativas às práticas pedagógicas desenvolvidas com alunos com autismo, bem como descrever os sentidos dos discursos subjacentes nas produções de artigos científicos. Para isso foi ... -
Problematizações sobre o aluno da escola inclusiva e o olhar clínico que inventa a criança anormal
(2022-02-11)O presente artigo monográfico tem como objetivo problematizar como o aluno da escola foi sendo produzido socialmente, através do olhar clínico que inventou a criança anormal. Traçado por questionamentos que foram sendo ... -
O processo avaliativo de alunos com e sem diagnóstico de deficiência
(2019)O objetivo dessa pesquisa constitui-se em compreender o processo de avaliação realizado pelo professor de Educação Especial do aluno com deficiência, e quais estratégias são utilizadas para tal.Para realizar esta pesquisa ... -
Produções culturais surdas acessíveis na web
(2017-12-14)Este trabalho é constituído a partir das análises acerca de artefatos culturais disponíveis na web pelas comunidades surdas brasileiras. A investigação buscou responder a seguinte problemática de pesquisa: Podemos construir ... -
Os programas governamentais de incentivo à primeira infância e seus efeitos para uma criança com autismo
(2022-02-15)No Brasil, em 2006, foi criado o Programa Primeira Infância Melhor (PIM), pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Posteriormente, no ano de 2016, inspirado no PIM, o Governo Federal criou o Programa Criança Feliz ... -
A promoção de interações sociais para jovens e adultos com deficiência intelectual no contexto da escola especial
(2017-12-07)Este trabalho tem por objetivo analisar em que medida a Escola Especial Jandira Tolentino constitui-se como um espaço que promove interações sociais significativas para três alunos adultos com deficiência intelectual. Para ... -
Proposta das práticas pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria - RS frente às políticas de inclusão do aluno surdo
(2017-01-10)A presente pesquisa volta-se para uma análise de como a SMED (Secretaria Municipal de Educação)de Santa Maria-RS está preparada e organizada em relação à inclusão de surdos no espaço das escolas regulares do município e ...