Navegação TCC Educação Especial - Licenciatura - Diurno por título
Itens para a visualização no momento 10-29 of 87
-
Aquisição da LIBRAS e LSU: narrativas de um surdo de fronteira entre Brasil e Uruguai
(2015-12-11)Este trabalho traz como tema principal as narrativas de um sujeito surdo nascido na fronteira do Brasil com o Uruguai, Sant’ana do Livramento/Rivera. Através desta pesquisa podem-se questionar certas relações, entre à ... -
Atendimento educacional especializado: ação da equipe interdisciplinar na educação superior
(2017-12-05)A pesquisa teve como objetivo conhecer a compreensão dos profissionais de uma equipe interdisciplinar sobre o Atendimento Educacional Especializado-AEE na Educação Superior, por meio de um estudo de abordagem qualitativa. ... -
Avaliação das necessidades de apoio de crianças e adolescentes com deficiência intelectual no município de Santo Ângelo/RS
(2023-02-14)Este estudo é parte de um conjunto de pesquisas desenvolvidas no Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Especial e Deficiência Intelectual (GEPEEDI), utilizando a abordagem metodológica quanti-qualitativa, realizada através ... -
Avaliação funcional de crianças com deficiência intelectual: um estudo de caso
(2017-12-05)O presente estudo de caso traz o trabalho com cinco crianças matriculadas numa Escola Municipal de Santa Maria – RS, a partir da utilização do instrumento de avaliação denominado Escala de Intensidade de Apoios para Crianças ... -
Caminhos percorridos: uma narrativa dos processos de formação na Educação Especial
(2023-12-14)O presente trabalho é resultado de uma inquietação na minha busca pelo conhecimento durante o curso de Graduação em Educação Especial - Diurno, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e nasce com a intenção de gerar ... -
O coelho floriano e o lobo: produção de um artefato cultural
(2017-12-05)A proposta do trabalho O Coelho Floriano e o Lobo: Produção de um Artefato Cultural é promover o acesso ao artefato cultural O Coelho Floriano e o Lobo; Refletir sobre o acesso das comunidades surdas a um artefato cultural ... -
Comunicação e interação em libras: os movimentos a partir do Decreto 5626-05 na UFSM
(2015-12-04)O presente estudo tem como tema central, investigar quais os movimentos estão sendo realizados a partir da publicação do Decreto 5626/05 e como vem se efetivando a interação em LIBRAS, do sujeito surdo e comunidade ouvinte ... -
As consequências das produções de diagnósticos para o percurso escolar do estudante
(2022-08-19)O presente artigo refere-se a um trabalho de conclusão para o Curso de Educação Especial, licenciatura, da UFSM. O estudo realizado teve o objetivo de investigar as consequências das produções de diagnósticos para o percurso ... -
AS CONSEQUÊNCIAS DO ENSINO REMOTO PARA OS ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA BREVE ANÁLISE
(2022-02-16)O presente artigo tem como objetivo investigar as consequências do ensino remoto para os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental que estão em processo de alfabetização. Esta pesquisa caracteriza-se como uma revisão ... -
O crime não compensa: estudo da trajetória de vida de duas personalidades com indicadores de altas habilidades/superdotação
(2017-12-05)Este trabalho de final de curso apresenta uma discussão acerca da temática das Altas Habilidades Superdotação (AH/SD). Objetiva-se promover a conscientização a partir da problematização sobre a importância de identificar, ... -
Cursos de licenciatura em educação especial e contextos emergentes
(2017-12-12)Este Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Educação Especial possui como objetivo geral compreender a inter-relação de políticas de Educação Superior com os contextos emergentes nos cursos de licenciatura em ... -
Desenho universal para a aprendizagem e a implementação nas escolas brasileiras: um estudo sobre a produção científica
(2023-02-03)O presente artigo refere-se a um trabalho de conclusão para o Curso de Educação Especial, licenciatura, da UFSM. O estudo teve o objetivo de investigar como o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) está sendo implementado ... -
O desenvolvimento socioemocional de adultos com altas habilidades/superdotação: percepções e implicações no ambiente familiar
(2022-08-19)A temática das Altas Habilidades/Superdotação envolve muitos mitos quando se refere aos aspectos do desenvolvimento socioemocional de pessoas com estas características. Desse modo, este estudo tem por objetivo analisar as ... -
Dislexia: o entrelaçamento da teoria e a prática pedagógica
(2023-12-18)O presente trabalho tem como objetivo compreender a dislexia e as características mais evidentes deste tipo de transtorno específico da aprendizagem no contexto educacional, bem como analisar as estratégias pedagógicas ... -
A educação de jovens e adultos e a inclusão de alunos com deficiência intelectual
(2023-02-10)A presente pesquisa é resultado de um trabalho de conclusão de curso em Educação Especial Diurno, vinculado ao Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Tem como objetivo geral realizar uma pesquisa ... -
Educação de jovens e adultos: o aluno com deficiência intelectual e a prática do professor de educação especial
(2018)Este trabalho apresenta um estudo sobre a prática do professor de Educação Especial na Educação de Jovens e Adultos (EJA), para os alunos com deficiência intelectual. A pesquisa parte de elementos identificados nos textos ... -
Educação Especial e Educação Infantil: um diálogo necessário no ofício de educar crianças pequenas
(2023-01-30)Este Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, tem como tema principal “educação especial e educação infantil, um diálogo necessário no ofício de educar crianças pequenas” e, como seu objetivo principal, investigar como se dão ... -
A educação musical na Educação Especial: contribuições ao sujeito com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
(2023-02-06)No campo da educação especial, novas abordagens pedagógicas são cada vez mais estudadas e aplicadas a fim de ampliar o aprendizado e o bem-estar de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Neste contexto, uma das ... -
O estado de recreio: estratégias brincantes na formação de professores do curso de Educação Especial
(2023-01-11)Bem-vindo(a) ao Recreio Escolar, um espaço onde as crianças brincam e se cansam de brincar, e neste espaço lúdico aprendem a resolver conflitos, construir e desmontar as regras do jogo. Esse estado corporal que as crianças ... -
Estatuto da pessoa com deficiência: análises da produção de discursos sobre os sujeitos
(2016-12-16)O presente estudo referente ao Trabalho de Final de Curso (EDE 1024), do curso de Educação Especial Diurno, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), apresenta uma análise do Estatuto da Pessoa com Deficiência, aprovado ...