Navegação TCC Educação Especial - Licenciatura - Diurno por orientadores "Rampelotto, Elisane Maria"
Itens para a visualização no momento 1-14 of 14
-
Experiência comunicativa e interativa de moradores surdos/deficientes auditivos da CEU II da Universidade Federal de Santa Maria - RS
(2019)Este Trabalho de Conclusão de Curso-TCC, faz parte do programa de disciplinas obrigatórias do Curso de Educação Especial diurno da Universidade Federal de Santa Maria- UFSM, RS. A elaboração de uma pesquisa envolvendo ... -
Experiência comunicativa e interativa de moradores surdos/deficientes auditivos da CEU II da Universidade Federal de Santa Maria-RS
(2019)Este Trabalho de Conclusão de Curso-TCC, faz parte do programa de disciplinas obrigatórias do Curso de Educação Especial diurno da Universidade Federal de Santa Maria- UFSM, RS. A elaboração de uma pesquisa envolvendo uma ... -
Libras: experiências vividas por acadêmicos ouvintes do curso de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria - RS
(2017-12-14)A disciplina de Libras está presente nos cursos de ensino superior, imprescindivelmente nos de formação de professores. Desta forma, o objetivo deste trabalho é tomar conhecimento a respeito de como se dá o processo de ... -
Inclusão: as conquistas de Braian no contexto escolar
(2015-12-04)Este trabalho de pesquisa teve por objetivo principal investigar as conquistas alcançadas por um aluno com Deficiência Múltipla no contexto inclusivo de uma escola estadual de Santa Maria-RS. Para alcançar este objetivo, ... -
Aquisição da LIBRAS e LSU: narrativas de um surdo de fronteira entre Brasil e Uruguai
(2015-12-11)Este trabalho traz como tema principal as narrativas de um sujeito surdo nascido na fronteira do Brasil com o Uruguai, Sant’ana do Livramento/Rivera. Através desta pesquisa podem-se questionar certas relações, entre à ... -
Músicas infantis como instrumento facilitador para o aprendizado da Libras por crianças ouvintes
(2018)A presente pesquisa é oriunda do Projeto de Extensão: Grupo Mãos Bilíngues, desenvolvido no Centro de Educação pelo Departamento de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM/RS. Originou-se também da ... -
Meu filho é surdo: experiências vividas e a trajetória de ser mãe ouvinte
(2018)Este tema surgiu a partir do desejo em narrar a própria história de vida, para que outras mães ouvintes e também outros profissionais da área da saúde e da educação possam entender a alteridade surda. Tem como objetivo ... -
Inclusão & Alteridade surda: o desenvolvimento da lingua(gem) e comunicação na rotina escolar de uma criança com implante coclear em Santa Maria - RS
(2017-12-14)O presente trabalho faz referência a um Estudo de Caso, a fim de discutir e conhecer a rotina escolar, de uma criança surda com Implante Coclear (IC), incluída em escola de ouvintes. O aluno surdo que faz parte da pesquisa, ... -
Alteridade deficiente e acessibilidade: orientação e mobilidade no campus da UFSM e centro de Santa Maria - RS
(2015-12-10)Este trabalho tem como tema principal a alteridade deficiente e a acessibilidade. Na metodologia utilizou-se abordagem qualitativa, onde desenvolveu- se o estudo com cinco sujeitos que frequentam o campus da UFSM e ruas ... -
Alteridade surda e aprendizagem: possibilidades frente à inclusão na escola do campo
(2022-08-17)O presente trabalho intitulado “Alteridade Surda e Aprendizagem: Possibilidades frente à Inclusão na Escola do Campo” problematiza: Como acontece o processo de ensino e aprendizagem de uma criança surda incluída no contexto ... -
A alteridade deficiente: narrativas e experiências profissionais de cegos em instituição pública e privada de Santa Maria - RS
(2015-12-10)Este estudo, “A alteridade Deficiente: Narrativas e Experiências Profissionais de cegos em instituição pública e privada de Santa Maria-RS”, deseja problematizar quais são as experiências profissionais e condições de ... -
A experiência de ser professor (a) de surdos: em que língua vou ensinar?
(2017-12-14)A relação de professores ouvintes com a Língua de Sinais (LS) se tornou uma necessidade para a inclusão em sala de aula. Apesar da atual oferta nas grades de cursos formadores de professores, o domínio e utilização da ... -
Libras e a prática docente durante a pandemia: recursos e estratégias metodológicas utilizadas por professores surdos no Ensino Superior
(2023-02-02)Durante a pandemia da Covid-19 nos anos de 2020 e 2021, as IES passaram a adotar um regime de aulas remotas, o que possibilitou que os estudantes prosseguissem com seus estudos. Este estudo busca responder ao questionamento: ... -
Comunicação e interação em libras: os movimentos a partir do Decreto 5626-05 na UFSM
(2015-12-04)O presente estudo tem como tema central, investigar quais os movimentos estão sendo realizados a partir da publicação do Decreto 5626/05 e como vem se efetivando a interação em LIBRAS, do sujeito surdo e comunidade ouvinte ...